Toyota Corolla Cross já agrada fora do Brasil; veja as impressões

Novo SUV da marca nipônica pode chegar por aqui em 2021. Imprensa filipina vê vantagens da novidade sobre o sedã
Acima o Corolla Cross lançado no Vietnã

Acima o Corolla Cross lançado no Vietnã | Imagem: Divulgação

No final de julho, a Toyota revelou o novo Corolla Cross na Tailândia. Baseado na mesma arquitetura do sedan, a novidade pode ser equipada com propulsão híbrida ou a apenas a combustão. Por lá, os preços ficam entre R$ 157,7 mil e 197,2 mil na conversão direta. Apesar de a Toyota não confirmar a chegada do Corolla Cross no Brasil, sua estreia é aguardada já para 2021 inclusive com produção local. 

Até lá, já dá para ter algumas pistas do que esperar desse novo Corolla Cross. A publicação filipina C! Magazine conseguiu andar em uma versão híbrida do novo SUV da Toyota, avaliado em sua opção mais cara com o conjunto mecânico eletrificado. Por lá, tal configuração custa 1.650.000 pesos filipinos, ou o equivalente a R$ 190,4 mil na conversão direta.

O Corolla Cross híbrido conta com o motor 1.8 a gasolina trabalhando em conjunto com um propulsor elétrico, que gera 72 cv isoladamente. Juntos, a marca informa 122 cv de potência combinada para o Toyota Corolla Cross. Enquanto o torque não é informado, a novidade utiliza uma transmissão CVT para controlar a chegada da força dos dois motores às rodas dianteiras. Nas medidas, o Corolla Cross conta com 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura e 1,62 m de altura. O entre-eixos é de 2,64 m e o porta-malas tem espaço para acomodar até 487 litros de bagagens. 

Saiba mais: veja os detalhes do novo Toyota Corolla Cross

Começando pelo visual, a publicação filipina se disse surpresa com o Corolla Cross. “É um carro de linhas modernas e agradáveis”, disseram. Mesmo compartilhando a plataforma GA-C com o Corolla sedã, o SUV guarda pouca ou nenhuma semelhança com o três volumes. Foi notado até que as colunas dianteiras são mais estreitas que as do sedã, enquanto a carroceria lança mão de arcos sobressaltados para reforçar a impressão de largura.

Se, por fora, o Corolla Cross lembrou pouco o sedan, por dentro, a história foi bem diferente. A cabine de ambos é muito similar, exceto por alguns detalhes. Um deles é o posicionamento elevado da tela da central multimídia, julgada como uma solução eficiente, mas pouco elegante. O banco traseiro também tem um pouco menos de espaço por conta do entre-eixos menor do SUV. A qualidade acabamento da cabine estava dentro do padrão da Toyota “com bons materiais, mas nada luxuoso. Para isso existe a Lexus”.

Interior do Corolla Cross com o volante à esquerda
Interior do Corolla Cross com o volante à esquerda
Imagem: Divulgação

Quanto ao motor, a C! Magazine afirmou que o Corolla Cross híbrido tem uma resposta nas acelerações mais fortes do que as observadas no sedan, provavelmente por alguma alteração na programação do gerenciamento de motor e câmbio. Além disso, a transmissão CVT trabalhando em conjunto ao sistema híbrido foi descrita como “uma das melhores da categoria e as demais montadoras deveriam aprender com a Toyota”. 

Quando comparando o sedan diretamente com o SUV, a publicação afirmou que, se o Corolla é uma compra racional, inteligente e familiar, o Corolla Cross é divertido e excitante em sua variante híbrida. Apesar de mais divertido atrás do volante, o modelo conseguiu fazer 23,3 km/l em ciclo misto entre cidade e estrada.

Quanto à suspensão, vale reforçar que o Corolla Cross tem duas diferenciações importantes na comparação com o sedan, apesar da plataforma compartilhada. Além do entre-eixos menor no SUV, a suspensão traseira do utilitário esportivo é por barra de torção, enquanto o Corolla já lança mão de um sistema multibraço. 

Mesmo assim, a publicação filipina só teve elogios para o comportamento dinâmico do Corolla Cross. Na opinião da C! Magazine, o uso da suspensão menos sofisticada permitiu um acerto mais refinado ao SUV, que entregou muito conforto. Ao mesmo tempo, as mudanças de direção eram feitas sem sustos e com confiança, mesmo em velocidades mais elevadas ou curvas mais acentuadas.

Na conclusão, o Toyota Corolla Cross Hybrid das Filipinas foi descrito como “a melhor chance para o carro híbrido conquistar clientes ainda receosos com a tecnologia”. A crítica ficou apenas para a precificação da versão híbrida, justificada pela tecnologia extra, mas que posicionou a novidade em um segmento mais premium. Será que o Corolla Cross repete o sucesso aqui no Brasil?

Acima o Corolla Cross lançado no Vietnã
Acima o Corolla Cross lançado no Vietnã
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa