Toyota deverá apresentar facelift para o Corolla neste ano

Lançada globalmente em 2018, 12ª geração do modelo receberá atualização de meio-ciclo
Sugestão de Kleber Silva para o facelift do Toyota Corolla

Sugestão de Kleber Silva para o facelift do Toyota Corolla | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Segundo a imprensa japonesa, a Toyota prepara-se para apresentar o facelift da 12ª geração do Corolla por volta do fim deste ano. 

Vale lembrar que o modelo atual foi lançado globalmente em 2018, portanto atinge o período natural para uma atualização de meio-ciclo. 

Os aprimoramentos para o sedã chegarão no momento certo, em especial considerando que seu rival mais direto ao redor do mundo, no caso o Honda Civic, foi renovado na metade do ano passado. 

Não são esperadas mudanças significativas para o Corolla e seus derivados ao redor do mundo (no caso as opções de carroceria hatch e station wagon oferecidos em alguns países). 

As primeiras informações que chegam do Japão sinalizam para aprimoramentos estéticos na parte frontal, como a revisão de estilo para os faróis, para-choque e grade dianteira. 

O designer Kleber Silva preparou algumas imagens com uma sugestão para a reforma visual do modelo, como você confere nas imagens que ilustram este conteúdo. 

Na parte traseira, por sua vez, apenas as lanternas e talvez o para-choque podem contar com uma renovação. 

Por dentro, contudo, o Corolla poderá ganhar a opção do painel de instrumentos totalmente digital nos mercados onde o recurso ainda não é oferecido. 

A central multimídia, por sua vez, poderá ser aprimorada com a opção de telas maiores e capacidade de processamento superior. 

Partindo para a tecnologia embarcada, o pacote Toyota Safety Sense de assistentes de condução talvez receba mais recursos de segurança e auxílio ao motorista. 

No Brasil 

Por aqui, vale lembrar que a 12ª geração do Toyota Corolla foi lançada apenas em 2019 e a linha 2023 do sedã chegou ao mercado no mês passado

Portanto, mesmo que a Toyota apresente em escala global o facelift para o Corolla neste ano, provavelmente o sedã fabricado no Brasil será atualizado apenas no ano que vem, inaugurando o modelo 2024. 

Mecanicamente nada deve mudar no portfólio do modelo, que tornou-se o primeiro automóvel híbrido flex do mundo. 

Atualmente o Corolla 2023 é oferecido em seis catálogos, variando entre as opções 2.0 16V flex e a 1.8 híbrida flex. Os preços gravitam entre R$ 148.290 (GLi) e R$ 187.190 (Altis Hybrid Premium). 

Importante destacar que o Honda Civic renovado está com o lançamento confirmado para o segundo semestre deste ano aqui no Brasil, onde provavelmente deverá ser importado apenas com mecânica eletrificada. 

Sugestão de Kleber Silva para o facelift do Toyota Corolla
Sugestão de Kleber Silva para o facelift do Toyota Corolla
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG