Oficial: Toyota Etios sai de linha no país em abril

Fábrica da marca em Sorocaba (SP) continuará produzindo o modelo para exportação
Toyota Etios 2018

Toyota Etios 2018 | Imagem: Divulgação

Informação que já circulava nos bastidores há um bom tempo, a Toyota tornou oficial nesta terça-feira (2) que o Etios não será mais vendido no país a partir de abril. A medida vale para as carrocerias hatch e sedã.

Segundo a Toyota, “a decisão foi tomada em função da introdução de um novo modelo, que será comercializado em breve no mercado nacional, o que fará com que seja necessário um ajuste no volume de produção da fábrica de Sorocaba (SP)”. 

O “novo modelo” em questão é o Corolla Cross, aguardado SUV médio da marca que chegará ao mercado brasileiro para disputar mercado com Jeep Compass, o inédito Volkswagen Taos, entre outros modelos da categoria. A estreia do SUV no Brasil está confirmada para este mês. 

Apesar de descontinuar a oferta do Etios no Brasil, a Toyota acrescenta que a fabricação do modelo no interior paulista ainda não chegou ao fim, uma vez que o fornecimento para outros países está mantido. Hoje o Etios produzido em Sorocaba é exportado para Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai. De acordo com a Toyota, desde 2013, quando o modelo começou a ser exportado, a empresa comercializou mais de 180 mil unidades do compacto para os países da região. 

Com o fim da oferta da gama Etios no Brasil a partir do mês que vem, o Yaris em suas opções hatch e sedã torna-se o modelo de entrada da Toyota no país. 

Temos o compromisso de fortalecer continuamente nossas operações, ao mesmo tempo em que há a necessidade de equalizar volumes. Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”, analisa Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. A empresa afirma que manterá normalmente os serviços para toda a gama Etios, como as revisões periódicas, por meio de sua rede de concessionárias em todo o território nacional. 

Toyota Etios 2018
Toyota Etios 2018
Imagem: Divulgação

Lançado no Brasil em setembro de 2012, o Etios somou 620 mil unidades produzidas no Brasil levando em consideração as carrocerias hatch e sedã. 

Com crescimento estimado em 30% na produção este ano frente ao cenário de 2020, a Toyota do Brasil estima encerrar 2021 com 170.000 unidades produzidas. Destas, quase 30% deverão chegar a outros mercados da região latino-americana. O Etios está entre os modelos que colabora para a expressiva marca, completa a fabricante.

Toyota Etios Sedã 2018
Toyota Etios Sedã 2018
Imagem: Divulgação