Toyota já testa nova geração da SW4; modelo chega em 2015

Novo utilitário-esportivo japonês trará visual mais moderno e nova família de motores a diesel

Flagra da nova Hilux SW4 | Imagem: Vigo Club

A atual Toyota SW4, finalmente, terá seu merecido descanso. A montadora japonesa já testa a nova geração do utilitário esportivo que, a exemplo da versão atual, será a versão SUV da picape Hilux. O novo modelo foi visto rodando em testes nesta semana na Tailândia pelo site Vigo Club. A novidade será lançada por lá no segundo semestre de 2015 – ainda não há uma data para seu lançamento no mercado sul-americano.

O exemplar flagrado da nova SW4 ostentava uma forte camuflagem, escondendo boa parte de suas linhas, mas o suficiente para notar que a nova geração do SUV será bem mais moderna que a atual. Todo o conjunto do modelo deverá lembrar o irmão Highlander, oferecido pela Toyota nos Estados Unidos. Na traseira, há lanternas afiladas invadindo a tampa do porta-malas.

Já na parte que o consumidor não vê, a Toyota SW4 2016 será equipada com a nova plataforma TNGA (Toyota New Global Architeture), que estará presente também na próxima versão do híbrido Prius. Graças a ela, o novo utilitário esportivo deverá ganhar um espaço interno mais amplo – a largura deverá ser um dos pontos mais favorecidos –, beneficiando em especial os ocupantes da terceira e da segunda fileira de bancos, além de peso reduzido.

Investimento na Argentina

A gama de motores também deverá ser reformulada, com a introdução de uma nova família a diesel, que promete entregar menor consumo de combustível e menor emissão de poluentes. Estes novos propulsores também estarão presentes na gama da nova Hilux.

Para a produção das novas Hilux e SW4 na Argentina, a Toyota anunciou recentemente um investimento de US$ 800 milhões para a planta de Zárate, que terá sua capacidade produtiva aumentada para 140 mil unidades por ano, com a introdução de um segundo turno.