Toyota mostra novo protótipo de SUV compacto elétrico

Urban SUV Concept servirá de base para novo modelo mais voltado ao mercado europeu
Toyota Urban SUV Concept

Toyota Urban SUV Concept | Imagem: Divulgação

A Toyota não que ficar de fora da briga entre os SUVs compactos elétricos e revela o protótipo Urban SUV Concept. O modelo conceitual dá pistas de como será a versão produzida em série, com o mesmo porte do Yaris Cross que será vendido no Brasil. Pelo menos por enquanto, o que se sabe é que o novo elétrico está sendo desenvolvido com foco na Europa. 

VEJA TAMBÉM:

De qualquer forma, o novo SUV elétrico conceitual da Toyota, o Urban Concept, terá versões 4x2 e 4x2, mas todas 100% elétricas. Esse tipo de carro tem sido cada vez mais procurado no mercado europeu e irá completar o gama de utilitários esportivos compactos junto com o Yaris Cross híbrido. 

Seguindo o novo padrão de nomenclatura de modelos elétricos da Toyota, a versão que será produzida em série do Urban SUV Concept deverá se cjhamar bz2 ou bz2X e vai concorrer com Jeep Avenger, Ford Puma EV, Opel Mokka Eletric, entre outros na Europa.

Toyota Urban SUV Concept
Toyota Urban SUV Concept tfem desenho arrojado e deverá manter suas linhas na versão a ser produzida em série
Imagem: Divulgação

A fase de desenvolvimento da versão definitiva do novo SUV elétrico está em um processo acelerado e a Toyota espera revelar o carro que irá ser vendido nas lojas até o final do primeiro semestre de 2024, já que a concorrência no segmento de compactos eletrificados no mercado europeu tem se tornado cada vez mais acirrada. 

No Brasil, teremos o Yaris Cross

Toyota Yaris Cross será o híbrido flex que começa a ser produzido em Sorocaba (SP) a partir de 2024
Toyota Yaris Cross será o híbrido flex que começa a ser produzido em Sorocaba (SP) a partir de 2024
Imagem: Divulgação

Fruto de um investimento de R$ 1,63 bilhão nas fábricas de Sorocaba e Porto Feliz, ambas em São Paulo, o Toyota Yaris Cross será outro híbrido flex da marca no Brasil. O carro será lançado no segundo semestre de 2024, conforme o presidente da marca no país, Rafael Chang, chegou a comentar, sem dizer o nome do carro, apenas "compaco híbrido-flex".

O Yaris Cross tem  4,31 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,65 m de altura e com um entre-eixos de 2,62 m, ou seja, tem porte compatível com a de modelos como Hyundai Creta, Honda HR-V, Volkswagen T-Cross e companhia.

O motor deverá ser o híbrido flex com motor 1.5 de 91 cv e 12,3 mkgf e um elétrico capaz de gerar 80 cv e 14,4 mkgf. Assim, a potência combinada ficará próxima de 110 cv com  câmbio automático CVT.  As versões mais em conta do Yaris Cross, porém, contarão com o 1.5 aspirado 106 cv e 14 mkgf de torque máximo, e câmbios manual de 5 marchas ou CVT.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Honda City hatchback: para  órfãos do Golf e do Cruze

Honda City hatchback: para órfãos do Golf e do Cruze

Modelo é compacto na categoria, mas oferece espaço interno generoso. Veja avaliação
Aviação
5 jatos comerciais que não vendem nada

5 jatos comerciais que não vendem nada

Aviões são modernos e capazes, mas quase nenhuma companhia aérea os encomendou, inclusive um Embraer
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!