Toyota: plataforma inédita pode ser a base do futuro SUV nacional da marca

Batizada de GA-B, base dará origem ao novo Yaris e também a um futuro SUV
Daihatsu DN Trec: revelado em 2017, conceito pode antecipar o futuro SUV compacto nacional da Toyota

Daihatsu DN Trec: revelado em 2017, conceito pode antecipar o futuro SUV compacto nacional da Toyota | Imagem: Divulgação

A Toyota apresentou nesta semana a GA-B, sua nova plataforma global para carros compactos. Assim como a arquitetura GA-C, aplicada na 12ª geração do Corolla e destinada a modelos de médio porte, a nova plataforma GA-B também está inserida na "filosofia de fabricação" TNGA (Toyota New Global Architecture) adotada pela empresa em seus projetos mais recentes. A nova arquitetura dará origem a diversos modelos, sendo os mais importantes a nova geração do Yaris, prevista para 2020 em alguns mercados, e um inédito SUV compacto para rivalizar com Jeep Renegade e companhia.

Segundo a Toyota, a nova plataforma foi pensada para trazer elementos dos modelos maiores, como o uso de aços de alta resistência. Com isso, ela deverá entregar um nível superior de rigidez torcional, segurança e comportamento dinâmico, além de resultar em ganhos de escala para a fabricante. Por ser uma plataforma modular, ela permite a variação de entre-eixos, altura e largura dependendo da necessidade de cada modelo. Uma das únicas “exigências” é o uso de suspensão do tipo McPherson na dianteira – enquanto a traseira pode adotar eixo de torção ou multibraço. 

Segundo informações de bastidores, o futuro SUV compacto da Toyota será desenvolvido em parceria com a Daihatsu, marca controlada pelos japoneses. Uma das apostas é que o conceito Daihatsu DN Trec inspire as linhas do modelo.

Um dos segmentos mais desejados pelo público brasileiro, certamente um representante da Toyota entre os SUVs compactos seria uma novidade mais do que bem-vinda. De acordo com algumas apurações, contudo, será necessário ter um pouco de paciência já que a estreia do modelo deverá ocorrer apenas por volta de 2021. Com os emplacamentos da linha Etios em queda, é muito provável que o futuro SUV compacto da Toyota seja produzido na fábrica da marca em Sorocaba (SP) ao lado do Yaris. A fabricante deverá anunciar até o fim deste ano um novo investimento para o local, sendo que a partir daí teremos mais informações concretas sobre o assunto. 

Acima a nova plataforma GA-B: base para os futuros compactos da Toyota
Acima a nova plataforma GA-B: base para os futuros compactos da Toyota
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!