Toyota prepara patinete elétrico

Montadora entra na disputa por miniveículo urbano ecologicamente correto com o Winglet

Toyota Winglet | Imagem: Divulgação

Cidadãos de Tsukuba, no Japão, preparem-se. Se você vir um ser estranho deslizando em cima de algo que se pareça com um patinete motorizado, não se preocupe. Deve ser o Winglet, a aposta da Toyota para o segmento dos veículos pessoais urbanos elétricos.

Leve e pequeno, ele está sendo desenvolvido para ser uma opção prática aos habitantes das grandes cidades. Basta uma hora e meia de recarga para a bateria ficar completa, o que rende ao Winglet uma autonomia de uma hora ou quatro quilômetros. Sua velocidade máxima fica em estonteantes 6 km/h.

O Toyota Winglet é fácil de ser manuseado: basta inserir uma chave tipo cartão, apertar um botão e subir em cima. Depois, com a inclinação do próprio corpo, o “piloto” muda a direção do elétrico. Para terminar o passeio, basta apertar o mesmo botão usado para liga-lo que ele controladamente inclina para trás, e então você pode descer.

Veja também: Empresa lança patinete motorizado

O complexo projeto foi iniciado há quase cinco anos atrás e só tem previsão de acabar em 2016. Por menos animador que o desempenho e a autonomia do Winglet pareçam, a expectativa é de aperfeiçoar ambos os quesitos para que o Toyota fique mais rápido e possa ir mais longe com menos recargas. Sem perder a segurança, é claro.

O nicho de veículos elétricos pessoais é algo que tem crescido bastante e chamado à atenção. Após o lançamento do inovador Segway no mercado, várias empresas do ramo automotivo desenvolveram seus protótipos. A Honda mostrou ainda em 2012 seu banquinho motorizado, a Hyundai apresentou seu ovinho elétrico e a GM trabalha no P.U.M.A., o único destes com capacidade para até duas pessoas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas