Em tempos de carros alternativos nenhuma fabricante pode ficar parada. A Toyota, atualmente no posto de maior fabricante de automóveis híbridos gasolina/elétrico do mundo, agora entrou no mundo da propulsão totalmente elétrica. O primeiro fruto dessa nova empreitada é o RAV4 EV, desenvolvido pela marca japonesa com a ajuda da Tesla Motors, e que já está à mostra no Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos. Suas vendas, entretanto, começam somente em 2012.

Mas o modelo exposto no evento já é a visão definitiva da versão elétrica do RAV4. O motor é de corrente alternada, por sua vez alimentado por um conjunto de baterias de íon-lítio que garantem ao veículo uma autonomia de até 160 km, segundo a fabricante. A recarga pode ser realizada pelo sistema regenerativo de frenagens e desaceleração das rodas ou via conexão com a rede elétrica doméstica. A Toyota, porém, ainda não divulga demais números de desempenho do carro, como aceleração e velocidade máxima.

Para garantir maior eficiência, o RAV4 EV teve suas porções frontal e traseira redesenhada para proporcionar um perfil mais aerodinâmico. O veículo também conta com pneus de baixa resistência de rolagem.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Thiago Vinholes

|