Tração integral e 4x4 são a mesma coisa?

Sistemas, também chamados de AWD e 4WD, têm a mesma finalidade, mas diferem na maneira de enviar a força do motor às rodas do veículo
Subaru Outback subindo rampa de terra

Subaru Outback subindo rampa de terra | Imagem: Divulgação Subaru

É bastante comum as pessoas confundirem tração integral com tração 4x4 quando se trata de veículos dotados do sistema que distribui, simultaneamente, a força do motor às rodas dianteiras e traseiras. Embora esses conceitos tenham a finalidade de aumentar o controle do carro em pisos de baixa aderência e melhorar a capacidade de transposição de terrenos acidentados, existem diferenças no seu funcionamento.

Independentemente do tipo de sistema, a tração nas quatro rodas é essencial aos veículos que rodam em condições adversas, como estradas de areia ou terra, lamaçais ou vias cobertas de neve, no caso de regiões onde o inverno é mais rigoroso.

O que é tração?

Tração é a força que o motor envia às rodas motrizes do veículo por meio da transmissão e dos diferenciais. A grande maioria dos carros atuais é dotada de tração apenas dianteira, ou seja, esses modelos são movidos apenas pelas rodas da frente.

Vamos supor que um motorista tenha de subir uma ladeira íngreme em dia de chuva com o seu carro de tração dianteira. As rodas do eixo da frente são responsáveis por mover o veículo, enquanto as traseiras serão apenas puxadas. É provável que, na arrancada, os pneus dianteiros percam a aderência e até derrapem durante a aceleração.

No caso de um veículo com tração integral ou 4x4 isso não aconteceria, pois a força do motor é transferida para todas as rodas ao mesmo tempo, proporcionando um desempenho superior e mais seguro em superfícies escorregadias.

Já a tração apenas traseira está mais presente em carros esportivos por questões dinâmicas e de dirigibilidade, embora alguns modelos convencionais (da BMW e da Mercedes-Benz, por exemplo) também utilizem esse sistema.

Tração integral
Tração integral
Imagem: GKN Automotive

Tração 4x4 x tração integral

A tração nas quatro rodas pode ser temporária ou permanente. A temporária, popularmente chamada de 4x4, é mais utilizada em jipes e picapes, uma vez que eles rodam a maior parte do tempo com tração traseira e só transferem parte da força do motor às rodas dianteiras com o acionamento de uma caixa de transferência.

Existe também o sistema 4x4 sob demanda, como o utilizado no Jeep Renegade turbodiesel, por exemplo. O SUV é movido, a maior parte do tempo, pelas rodas dianteiras, mas um diferencial de acoplamento viscoso passa a tracionar as rodas traseiras quando o sistema identifica a necessidade de maior aderência na condução do veículo.

É importante lembrar que não é indicado o uso da tração 4x4 no asfalto. Uma vez acionado, o sistema passa a girar as quatro rodas na mesma velocidade, elevando o desgaste de peças e pneus, além do risco de quebra de componentes e o aumento no consumo de combustível.

No caso da tração integral (ou permanente), as quatro rodas tracionam o veículo o tempo todo. No entanto, um diferencial central compensa as diferenças de rotação entre os eixos para repartir a força do motor entre eles. Esse sistema controla automaticamente a distribuição de torque entre todas as rodas, de acordo com a necessidade.

Enquanto nos SUVs e utilitários leves a tração integral tem a função de melhorar as capacidades em condições adversas fora do asfalto, nos carros esportivos esse sistema utiliza um diferencial de acoplamento viscoso para aumentar a estabilidade em curvas e proporcionar maior tração em pisos escorregadios.

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