Avaliação rápida: Jeep Renegade Moab 2021

Confira nossas impressões sobre a nova versão mais acessível do Renegade com motor 2.0 diesel
Jeep Renegade 2021

Jeep Renegade 2021 | Imagem: Divulgação

Se está longe de oferecer um conjunto mecânico que prima pela eficiência quando equipado com motor 1.8 flex e câmbio automático, o qual exagera no consumo e fica devendo em desempenho, o Jeep Renegade muda da água para o vinho quando falamos de suas opções com o propulsor 2.0 turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração integral. 

Um fato relevante na linha 2021 do Jeep Renegade foi a introdução da versão Moab, lançada no fim do ano passado. Ela torna-se a variante mais acessível do SUV compacto a trazer o motor 2.0 Multijet sob o capô e atualmente tem preço sugerido de R$ 149.134. 

Olhando um pouco para o passado, vale a pena recordarmos que o Jeep Renegade já contou com uma variante turbodiesel de entrada, no caso a versão Custom introduzida em 2018. 

A opção teve uma vida relativamente curta dentro do portfólio do Renegade talvez pelo caráter muito “raiz”, devendo recursos cada vez mais valorizados, como a central multimídia, e apostando até em rodas de aço para conseguir um preço mais camarada. 

A proposta do Renegade Custom turbodiesel à época era servir como alternativa aos clientes totalmente racionais, que desejavam apenas o propulsor em questão aliado ao sistema de tração 4x4 pelo menor valor possível. 

A resposta do mercado, entretanto, foi diferente e logo ficou claro para a Jeep que quem vai gastar bem mais de R$ 100 mil em um SUV compacto não abre mão de alguns itens de conforto, tecnologia e conectividade hoje considerados essenciais. 

Digamos que, com a lição aprendida, o novo Renegade Moab chega com um conjunto muito mais interessante em relação à antiga versão Custom turbodiesel. 

Com uma lista de itens de série melhor “calibrada”, o Renegade Moab traz de série central multimídia com os principais sistemas de espelhamento para smartphones, câmera de ré, sensor de estacionamento, ar-condicionado automático digital, entre outros. A opção ainda tem um caráter mais jovial e esportivo, que é transmitido por alguns detalhes de acabamento com as rodas de liga leve aro 17” com pintura preta. Dentro desse raciocínio, é compreensível que a Jeep tenha escolhido o revestimento de tecido para os bancos ao invés de apostar em um material sintético. 

Comparando o Renegade Moab com a extinta configuração Custom diesel de três anos atrás, podemos dizer que a Jeep acertou muito bem a mão na nova opção 2.0 mais acessível do modelo, chegando a um compromisso bem melhor em termos de custo-benefício e na composição de itens de série. 

Por cerca de R$ 10 mil a mais, o Renegade Longitude diesel acrescenta recursos como os faróis com iluminação por LED, uma central multimídia com tela de 8,4” (7” na versão Moab), revestimento dos bancos mesclando couro e tecido, entre outros. 

Com 170 cv e generosos 35,6 kgfm de torque, o Renegade Moab oferece ótimo desempenho e, como é peculiar a um motor diesel, alcança elevada autonomia e baixo consumo. De acordo com a Jeep, o Renegade Moab acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e a velocidade máxima é de 190 km/h. Apesar das médias oficiais apontarem para parciais de 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, os valores são superados facilmente no uso cotidiano. Em rodovias, as 9 marchas do câmbio também ajudam muito a potencializar o consumo do modelo, permitindo que o motor 2.0 turbodiesel busque sempre a faixa de rotação ideal e trabalhe em rotações mais baixas quando o carro trafega a velocidades constantes. Sem dúvida, se você roda muito, um modelo moderno a diesel é um interessante aliado inclusive para reduzir seu custo por quilômetro.  

Para quem o Renegade Moab é indicado? 

A ideia que permeou a concepção do Renegade Moab certamente foi posicionar a nova configuração do Jeep como uma alternativa em relação às versões topo de linha dos SUVs compactos flex, apostando em diferenciais como a motorização diesel e a presença da tração integral. 

Como dissemos anteriormente, para quem precisa se deslocar por regiões mais afastadas e percorre longas distâncias, sem dúvida o argumento da motorização diesel é muito pertinente. 

A grande questão é que, se olharmos para concorrentes diretos do Renegade, temos o Chevrolet Tracker Premier 1.0 turbo entregando um robusto pacote de tecnologia e assistentes avançados de condução por R$ 117 mil, valor notadamente inferior em relação ao Renegade Moab. Na mesma linha, um VW T-Cross Highline vai lhe oferecer o desempenho ímpar do motor 1.4 TSI por R$ 128.190. Mesmo se você colocar todos os opcionais no VW, seu preço (R$ 142.270) ainda fica abaixo do Renegade Moab e, assim como o Tracker Premier, o T-Cross Highline completo conta com faróis full-LED e assistente de estacionamento. Nem o Chevrolet, nem o VW, contam com opção de tração integral em suas respectivas gamas. 

Se as quatro rodas motrizes são imprescindíveis para você, é possível encontrar o Suzuki Vitara 4Style (R$ 149.990) com um interessante 1.4 turbo a gasolina sob o capô e o sistema de tração integral AllGrip, assim como o S-Cross 4Style (R$ 139.990) com a mesma mecânica. Ainda sobre a marca japonesa, o novo Jimny Sierra (R$ 141.990 em seu catálogo completo com câmbio automático) é uma alternativa a se considerar para quem deseja (ou precisa) de um verdadeiro 4x4 voltado ao uso extremo em trilhas. 

Logo, como vimos, o segmento de SUVs compactos está se tornando cada vez mais completo e recheado de diversas opções para diferentes públicos e perfis. O Renegade Moab tem um preço acima da média em relação aos principais concorrentes, porém hoje reside como a única opção do segmento a combinar motor diesel, câmbio automático e tração 4x4. Se essa é a receita que mais lhe agrada ou você percorre distâncias muito longas com frequência, ele desponta como uma ótima opção. Caso contrário, você tem à disposição na categoria outros excelentes SUVs na mesma faixa de valor entregando mais tecnologia ou desempenho (Tracker Premier e T-Cross Highline) ou contemplando a importante tração integral, como observamos na gama Suzuki. Com isso, basta apenas você fazer sua escolha e ser feliz a bordo do seu próximo utilitário esportivo.

 

Ficha técnica

Jeep Renegade 2021 Moab 2.0 16V diesel automático integral 4p
Preço R$ 149.134 (12/2020)
Categoria SUV compacto
Vendas acumuladas neste ano 56.867 unidades
Motor 4 cilindros, 1956 cm³
Potência 170 cv a 3750 rpm (diesel)
Torque 35,7 kgfm a 1750 rpm
Dimensões Comprimento 4,232 m, largura 1,805 m, altura 1,714 m, entreeixos 2,57 m
Peso em ordem de marcha 1627 kg
Tanque de combustível 60 litros
Porta-malas 320 litros
Veja ficha completa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa