Uno de volta: hatch da Fiat tem data para chegar e deve resgatar nome

Nova linha de compactos vai também dar origem ao sucessor do Jeep Renegade
Conceito do novo Fiat Panda que dará origem ao novo Uno, agora um SUV compacto

Conceito do novo Fiat Panda que dará origem ao novo Uno, agora um SUV compacto | Imagem: Divulgação

Pode marcar o dia 11 de julho na agenda. Tem a festa de aniversário de 125 anos da Fiat e o grande convidado será a nova geração do Panda, um dos principais produtos da marca na Europa. E o Brasil está convidado, pois este carro dará origem ao sucessor do Argo e deve resgatar o nome Uno.

VEJA TAMBÉM:

Isso é o que diz a conta do Instagram @fiatpanda328, que informa a data da apresentação e que o nome Uno será usado fora da Europa. E a explicação para isso está no visual do carro. Se seguir a linha dos últimos conceitos apresentados pela Fiat, o novo compacto terá linhas retrô-futuristas, com luzes de LEDs formando linhas quadradas, como no Uno de 1984.

O resgate será só no nome e nas linhas gerais da carroceria do compacto, que pode ser até um SUV para brigar com o futuro rival da Volkswagen na faixa pouco acima dos R$ 100 mil. Por baixo disso, o carro usará a plataforma STLA-Small, com possibilidade de eletrificação.

Isso significa que o novo Fiat Uno terá versões híbridas e até elétricas, mas, claro, a possibilidade de manter motores só a combustão está sempre aberta. Essa plataforma é uma versão aprimorada da CMP, já utilizada por Peugeot 208 e Citroën C3.

Jeep Avenger 2023
Jeep Avenger será feito em Betim sobre plataforma STLA-Small
Imagem: Divulgação

Ela também será usada pelo Jeep Avenger, que também será feito em Betim (MG) para substituir o Renegade, que foi lançado em 2015 e não terá nova geração depois de quase uma década de mercado sobrevivendo somente com reestilizações e trocas de motores.

Segundo a página dedicada ao Fiat Panda na rede social, o projeto chamado de F1H, ou 328, terá a produção iniciada na Sérvia neste ano enquanto a atual geração do compacto segue sendo feita na Itália. A Argélia começa a fabricar o carro em 2025, enquanto o Brasil receberá o modelo em 2026.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas