Veja como ficará o Volkswagen Fox 2015

Hatch ganhará visual inspirado no Golf 7 além de novos itens de série. Estreia acontece em setembro

Fox 2015: frente inspirada no Golf 7 | Imagem: AUTOO

Os carros compactos estão em alta. Com mais gente brigando por esse filão, as novidades não param de surgir – basta ver o New March e o Sandero 2015, recém lançados. Com isso, ficou claro que o conteúdo é agora o principal aspecto levando em consideração por esses clientes – além, é claro, de um visual mais atual.

Ou seja, nem mesmo modelos consagrados no mercado como o Uno e o Fox conseguem viver de suas glórias. A saída é mudar para não perder de vista seus fãs. É o que ocorrerá em setembro com esses dois carros. O Uno, pelo que se comenta, ganhará leves retoques visuais, mas um interior cheio de tecnologia como direito a central multimídia, câmbio Dualogic sem alavanca e até sistema Start-Stop, que desliga o motor em paradas mais longas.

Mas e o Fox? Como as projeções mostram nesta página, também mudará. O visual receberá influência do Golf 7, um dos maiores sucessores recentes da Volkswagen. Faróis e lanternas seguirão esse estilo, com alguma ênfase na esportividade.

Por dentro, tal qual o Uno, o hatch compacto da VW passará a contar com mais eletrônica e até ESP, o controle de estabilidade, novidade que deverá estar a bordo do inédito Ka 2015. Haverá também uma central eletrônica e um interior mais confortável e bem acabado.

Ao contrário do Fiat, o Fox terá novidades na parte mecânica. O modelo passará a utilizar dois novos motores da montadora, o 1.0 de 3 cilindros que já equipa o Fox Bluemotion, e o 1.6 16V de 120 cv que estreou no Gol Rallye e Saveiro Cross há alguns meses.

Já estudou as leis de trânsito hoje?
AUTOO

Além do visual novo, Fox 2015 contará com itens como ESP, central multmídia e motores mais eficientes

Subindo de nível

As mudanças no Fox fazem parte da estratégia que a Volks implementa para mudar sua linha de compactos. Com o fim do Gol G4, o up! passou a ser o carro de entrada da marca. Com isso, o Gol passou a ocupar um degrau um pouco mais alto, com preço inicial acima de R$ 32 mil.

O problema é que ele acabou invadindo a seara do Fox e é essa a razão para que o hatch também pule um degrau. Quem vai pagar o pato é o Polo, que deve sair de cena em breve.

Esta será a segunda e última reestilização do Fox, que deve mudar de projeto dentro de alguns anos. O modelo surgiu em 2003 para ser exportado para a Europa como sucessor do antigo Lupo. As mudanças no câmbio tornaram o carro caro para o mercado europeu e coube ao Fox virar uma alternativa mais espaçosa ao Gol no Brasil.

A primeira reestilização, em 2009, deixou o modelo bem mais atraente e ajudou a elevar suas vendas, mas agora a realidade é outra e não basta mais um rostinho bonito para se dar bem.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!