Veja os carros mais baratos de consertar

Cesvi divulga ranking do Car Group, programa que avalia o índice de reparabilidade modelos. Volkswagen up! lidera a lista

O up! é o carro mais fácil e barato de se consertar no País, segundo ranking do Cesvi | Imagem: Divulgação

O CesviCentro de Experimentação e Segurança Viária – divulgou nesta semana o ranking atualizado do Car Group, programa que avalia o índice de reparabilidade de alguns modelos vendidos no Brasil. O Volksvagen up!, lançado nesta semana no mercado e avaliado pelo AUTOO, já foi testado pelo órgão e desbancou o Toyota Etios Sedan, que até então era o modelo com menor índice de reparabilidade do Brasil.

Dos veículos já testados pelo Cesvi, o up!  é o carro mais fácil e barato de se consertar no País, segundo resultado da análise mais recente do centro de experimentação.

Na terceira colocação está o novo Citroën C3 hatch, seguido do Etios hatch. Os veículos são divididos em 13 categorias e, como o Cesvi é um órgão independente, nem todos os automóveis do mercado passam pela sua análise. De qualquer forma, o ranking ajuda o consumidor a decidir qual modelo comprar, afinal, uma simples batidinha no carro pode se transformar em um enorme problema na hora de executar o reparo, e isso deve ser levado em conta.

O teste funciona da seguinte maneira: o veículo é submetido a dois tipos de crash-test – dianteiro e traseiro – sempre a uma velocidade de 15 km/h. Depois da colisão, é feita uma avaliação dos danos para então saber quanto tempo será gasto com o conserto e quais peças serão substituídas.

Munidos de todas as informações, o Cesvi define um grau de dificuldade que vai de 10 a 60 – o up! obteve nota 11 -, sendo que quanto maior for a nota, mais caro será o custo de reparação do carro. O Car Group também influencia no preço do seguro dos veículos, isso porque quanto maior o índice mais caro será o prêmio que a seguradora cobrará.