Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Veja os veículos líderes em vendas por categoria em setembro

Panorama foi tranquilo na maior parte dos segmentos, mas briga entre Tracker e T-Cross entre os SUVs compactos chama a atenção

Assim como a Fiat Strada sobra na liderança do mercado, os veículos mais vendidos por categoria também não costumam ser desafiados pelos concorrentes.

A verdade é que em alguns segmentos há carros tão bem estabelecidos que fica difícil ameaçar esse domínio. Ainda assim, em setembro houve quem ousasse incomodar.

Confira nossa análise das principais categorias:

Aventureiros compactos – Líder: Fiat Pulse (4.398 emplacamentos)

Desde que chegou, o Pulse tem mantido a ponta com certa facilidade entre os “crossovers” pequenos, chamados pelo AUTOO de aventureiros compactos. O único a ameaçar seu reinado é o Virtus (3.029 unidades), mas a Volkswagen só conseguiu bater a Fiat em fevereiro.

Hatches compactos – Líder: Hyundai HB20 (8.836 emplacamentos)

Eis aí um dos poucos nichos disputados. Renovado, o HB20 tem suado para se manter à frente do Onix, que chegou a batê-lo neste ano. Por enquanto, a diferença entre eles em 2022 é de 10 mil carros e parece que não haverá inversão no pódio.

Hyundai HB20 2023
Hyundai HB20 2023
Imagem: Divulgação

Picapes compactas – Líder: Fiat Strada (9.908 emplacamentos)

A Strada está sem um rival no momento, é fato. A Volkswagen ainda mantém a Saveiro no mercado, mas o modelo não deve ir longe. Ainda assim, teve um mês bastante significativo, com 4,6 mil unidades emplacadas.

Picapes compactas-médias – Líder: Fiat Toro (4.335 emplacamentos)

A Toro já teve anos melhores, mas seu domínio ainda é absoluto nesse segmento intermediário entre compactas e médias. A Oroch registrou seu maior nível de emplacamentos do ano, com 1.641 unidades, mas ainda assim passa longe. A única esperança de disputa é a chegada da nova Montana em 2023.

Picapes médias – Líder: Toyota Hilux (4.163 emplacamentos)

A briga entre Hilux e S10 já foi mais acirrada, só que ultimamente a picape argentina não tem dado espaço para a Chevrolet, que vendeu 2.408 veículos no mês passado. É um dos raros veículos produzidos no país vizinho que mantém uma relevância no mercado nacional.

Sedãs compactos – Líder: Chevrolet Onix Plus (7.781 emplacamentos)

O Onix Plus é um dos modelos mais folgados na frente. Entre os sedãs compactos, não há quem chegue perto: o Cronos, vice-líder no ano, vende metade do Chevrolet. Em setembro, o Voyage foi o vice-líder, mas há ‘quilômetros’ do Onix – 7,8 mil unidades contra 3,1 mil do VW.

Sedãs médios – Líder: Toyota Corolla (3.360 emplacamentos)

Com o fim do Civic nacional, o que já era moleza para o Corolla ficou ainda mais fácil. Ser o sedã médio mais vendido do Brasil é algo natural para o Toyota, que só vê o Chevrolet Cruze como autêntico concorrente, mas bem lá atrás No mês passado foram 3,4 mil unidades ante apenas 780 do sedã argentino.

SUVs compactos – Líder: Chevrolet Tracker (7.127 emplacamentos)

O segmento de utilitários esportivos compactos é um dos poucos a ter “alternância de poder”. No ano passado era o Renegade, agora quem lidera é o T-Cross, com 48,2 mil carros, mas tudo leva a crer que o Tracker vai tomar o 1º lugar até o final do ano. O Chevrolet já passou de 46,8 mil unidades.

Fiat Pulse 2022
Fiat Pulse 2022
Imagem: Divulgação

SUVs médios – Líder: Jeep Compass (5.047 emplacamentos)

Aqui cada um tem seu “latifúndio”: o Compass é o 1º colocado (5 mil carros), longe do Corolla Cross (2,9 mil), que mantém distância do Commander (2,1 mil). Só a partir daí se vê alguma disputa, entre o Taos e o Tiggo 8, que tiveram seu melhor momento em 2022, com 1.421 e 1.593 emplacamentos, respectivamente.

SUVs grandes - Líder: Toyota SW4 (758 emplacamentos)

Pulverizado entre diversos modelos, o mercado de SUVs de grande porte quase teve uma surpresa. A SW4, num momento raro de queda, viu a TraiBlazer chegar perto – 758 contra 717 unidades. Mas é pouco provável que isso seja uma reação. Está mais para alguma venda direta feita pela Chevrolet no mês passado.

Veja outras colunas

VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro

24/02/2024 05h05

Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados

Picape Titano será um desafio duro para a Fiat

12/02/2024 10h00

Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana

Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking

06/02/2024 09h48

Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%