Utilizar cinto de segurança no banco traseiro é obrigatório e caso essa regra seja descumprida o motorista pode ser penalizado por cometer uma infração grave, levando cinco pontos na carteira e multa de R$ 195,23. Mas não é só por causa ao bolso que a multa pode causar danos: um corpo de 75 kg pode chegar a pesar até 3 toneladas em batidas. Até um simples tablet pode causar estragos enormes.

Quando há uma colisão, a desaceleração é muito brusca, fazendo com que qualquer objeto ou pessoa atinja um peso maior quando arremessado. As montadoras e centros de pesquisa realizam testes que consistem em batidas de 2 km/h, para verificar para-choques, a até 64 km/h, em testes que visam à segurança dos passageiros. Nessas batidas de 64 km/h as desacelerações podem multiplicar a massa de qualquer objeto por 40.

Assim, além de se ferirem gravemente, as pessoas que não utilizam cinto de segurança no banco traseiro também podem causar graves lesões nos ocupantes que ocupam os bancos dianteiros, mesmos que estes estejam utilizando cinto. Ao empurrar o banco dianteiro para frente, o ocupante da dianteira é pressionado contra o banco e o cinto de segurança, podendo levar à morte.

Confira abaixo o peso de cada objeto ao ser lançado:

Velocidade Exemplo Peso normal Peso no impacto

15 km/h

Homem 75 kg 600 kg
Notebook 2 kg 16 kg
Tablet 600g 4,8 kg
Celular 150g 1,2 kg
64 km/h Homem 75 kg 3000 kg
Notebook 2 kg 80 kg
Tablet 600g 24 kg
Celular 150g 6 kg

 

 

 

 

 

 

 

 

Dicas

  • As pessoas no banco traseiro sempre devem utilizar cinto de segurança;
  • Não deixe objetos soltos no banco de trás, coloque-os no assoalho ou porta-malas, especialmente objetos grandes;
  • Crianças devem ser colocadas em assentos próprios para elas de acordo com seu tamanho.
Vinicius Montoia

|