Volkswagen aprova aliança com Ford

Depois de anunciar acordo no ano passado, comitê do grupo alemão dá sinal verde para desenvolvimentos em conjunto
VW: perdas semanais da ordem de bilhões de euros com fábricas paradas

VW: perdas semanais da ordem de bilhões de euros com fábricas paradas | Imagem: Divulgação

A que tudo indica, finalmente a parceria entre a Volkswagen e a Ford deverá sair do papel, uma vez que o conselho administrativo da fabricante alemã deu sinal verde e vai assinar os primeiros contratos envolvendo as duas empresas. Como já foi anunciado no passado, as companhias trabalharão juntas no desenvolvimento de novos veículos, principalmente para os segmentos de carros elétricos e comerciais.

Entre os principais desenvolvimentos dessa nova aliança figuram a picape média que será desenvolvida pela Ford e vendida também pela Volkswagen. Nesse caso, é certo que trata-se da nova geração da Ford Ranger, que deverá dar origem também à sucessora da Volkswagen Amarok futuramente.

Outros projetos incluem um veículo comercial leve do tipo van, voltado para o uso em entregas urbanas e desenvolvido pela VW, conhecida na Europa pela linha Caddy para esse segmento. Uma van de maior porte e também de uso comercial ficará a cargo da Ford, que já oferece os modelos Transit. Por último, um novo veículo elétrico será desenvolvido para ser vendido pela Ford, mas usando uma plataforma da VW, que também fabricará o modelo.

Em comunicado, a Volkswagen confirmou também que outros projetos deverão aparecer na sequência, incluindo um investimento na Argo AI. A companhia é especialista no desenvolvimento de softwares que possibilitam o uso de sistemas autônomos em veículos. A Argo AI já conta com investimentos da Ford.

Jim Hackett (esquerda), CEO da Ford, e Herbert Diess, CEO da Volkswagen, anunciam nova aliança global
Jim Hackett (esquerda), CEO da Ford, e Herbert Diess, CEO da Volkswagen, anunciam nova aliança global
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!