Volkswagen Eos dá adeus com edição especial

Nova versão especial do Eos traz acabamento diferenciado no interior, mas mantém o motor de 200 cv

Volkswagen Eos Final Edition | Imagem: Divulgação

Desde sua estreia no mercado, há oito anos, o Volkswagen Eos nunca conseguiu emplacar como o desejado pela montadora alemã. No Brasil, por exemplo, o conversível-cupê chegou em 2009 e foi um mero coadjuvante na linha da marca, saindo de linha pouco tempo depois, com o lançamento da versão reestilizada lá fora. Por conta da falta de público, o Eos deixará de ser produzido ainda este ano.

No lançamento de diversos modelos oferecidos no mercado norte-americanoda da linha 2015, a Volkswagen anunciou a chegada da versão especial Final Edition do automóvel, que como o próprio nome indica, será a derradeira disponível para os consumidores. Apesar de ser um modelo para marcar o fim de linha, o Eos Final Edition traz poucos diferenciais se comparado com seus antecessores.

A novidade é baseada na versão Sport e acrescenta rodas de liga-leve de 18 polegadas Vicenza, acabamento interno em couro Vienna em duas tonalidades com costura contrastante, detalhes prateados no painel, câmera de ré no retrovisor interno e sensor de chuva. Entre os demais itens de série, há ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros com aquecimento, sistema multimídia com tela sensível ao toque e navegador GPS, conexão Bluetooth, entre outros.

No mais, o Volkswagen Eos Final Edition segue a linha das demais versões do modelo, com direito ao motor 2.0 TSI de 200 cavalos de potência e 28,5 kgfm de torque, associado a uma transmissão automatizada de seis velocidades e dupla embreagem, capaz de levar o conversível-cupê de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

O modelo possui uma capota elétrica retrátil de aço, que leva 25 segundos para se acomodar no porta-malas. Por aqui, o Eos era comercializado por cerca de R$ 140 mil – outro motivo que contribuiu para suas baixas vendas.