Volkswagen Golf de sétima geração finalmente sai de linha

Unidade produtiva da Volkswagen fabricou a derradeira unidade do e-Golf na cidade alemã de Dresden
Último e-Golf é fabricado em Dresden, na Alemanha, e encerra o ciclo da sétima geração

Último e-Golf é fabricado em Dresden, na Alemanha, e encerra o ciclo da sétima geração | Imagem: Divulgação

A sétima geração do Volkswagen Golf foi apresentada no mercado europeu em 2012. O modelo chegou por aqui importado da Alemanha em 2014, sendo posteriormente substituído pelo mexicano. Em 2015, começou a ser fabricado no Brasil, mas, ao longo de 2020, o modelo foi sendo descontinuado e o hatch já não consta mais no site nacional da montadora. 

Fora do Brasil, não foi muito diferente. Nos EUA, deixou de ser feito em março. Com a chegada do Golf de oitava geração na Europa no final de 2019, a sétima geração do hatch médio continuou sendo fabricada apenas em Wolfsburg e Dresden, duas das linhas de montagem da Volkswagen na Alemanha, apenas em sua configuração 100% elétrica e-Golf. Mesmo assim, foi mantido apenas para aguardar o lançamento do VW ID.3, novo modelo da família de carros movidos a bateria da empresa.

A produção total do e-Golf nas duas fábricas chegou a 145.561 unidades, fazendo dele um dos modelos elétricos mais populares do Velho Continente até a chegada do novato. A fabricação em Wolfsburg parou na metade de 2020 e, agora, a planta de Dresden anunciou que a última unidade do e-Golf - e da sétima geração do hatch globalmente - deixou a linha de montagem.

Agora, o foco da Volkswagen para o segmento de elétricos será voltado completamente para a família ID. A VW já planeja novos modelos movidos a bateria menores e mais baratos para 2023. Danny Auerswald, chefe da fábrica de Dresden, afirmou em comunicado que “o fim do e-Golf é também o início dos preparativos finais para o ID.3. Em apenas algumas semanas, estaremos abrindo o próximo capítulo para a planta. Depois de Zwickau (ALE), somos o segundo local na Europa a fabricar veículos com base no novo sistema modular elétrico da VW”.

Volkswagen ID.3 substituirá o e-Golf em Dresden
Volkswagen ID.3 substituirá o e-Golf em Dresden
Imagem: Divulgação