Volkswagen ID.Life, um compacto elétrico com ares revolucionários

Marca alemã apresentou no Salão de Munique o conceito que antecipa o ID.2, modelo sustentável voltado para jovens e que custará entre 20 mil e 25 mil euros em 2025
O compacto elétrico ID.Life: sustentável, potente e mais versátil do que você imagina

O compacto elétrico ID.Life: sustentável, potente e mais versátil do que você imagina | Imagem: Divulgação

Lançamentos de carros inéditos costumam ser mais do mesmo: mais potência, mais espaço, mais tecnologia e preço mais caro. Mas a Volkswagen parece ter quebrado essa tradição ao revelar nesta segunda-feira (6) no Salão de Munique o ID.Life, primeiro elétrico compacto da marca, que está previsto para 2025 - deve receber o nome de ID.2.

Que a montadora alemã já havia dito que a família ID, de modelos 100% elétricos, cresceria, nenhuma surpresa. Porém, o ID.Life não é apenas uma versão menor do ID.3 e do ID.4, ele repensa vários aspectos da produção e do conteúdo de um veículo moderno.

O carrinho começa pelo fato de não ser um ‘carrinho’: tem 4,1 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,6 m de altura e entreeixos de 2,65 m, ou seja, é maior que um Polo em todos os sentidos, mas leva apenas quatro ocupantes.

Veja galeria de imagens do Volkswagen ID.Life

As rodas são de aro 20 polegadas e as laterais flertam, é claro, com um estilo crossover, com paralamas imensos. Mas o ID.Life é muito mais que isso.

Na parte mecânica, ele é equipado com um motor elétrico de 234 cv de potência e 29 kgfm de torque. Você não leu errado, o compacto é extremamente potente e capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos.

A novidade é que o motor elétrico move as rodas dianteiras, o primeiro caso de um modelo com tração dianteira na plataforma MEB da Volks. Com tamanho desempenho, a autonomia seria sacrificada, mas não, o ID.Life poderá rodar cerca de 400 km com uma carga completa.

O painel do ID.Life traz um volante-manche com tela embutida
O painel do ID.Life traz um volante-manche com tela embutida
Imagem: Divulgação

Tela no para-brisas para cinema e jogos

Se você ainda não está convencido que o ID.Life pode ser um carro com ares revolucionários então saiba que ele será construído com material reciclável. O tecido teto total e do capô são feitos com plásticos de garrafas PET recicladas. Bio-óleo, borracha natural e cascas de arroz servem como materiais de base para os pneus do veículo.

O interior, como não seria diferente, traz um painel sensível ao toque com um volante em forma de manche que incorpora o painel de instrumentos. Há diversos acabamentos que dão leveza e um aspecto ‘caseiro’ ao ID.Life. Isso não é coincidência, a VW enxerga o carrinho como uma extensão da casa de seus proprietários.

A razão é que é possível utilizar seu interior de várias formas, como para transportar vários objetos graças ao rebatimento de bancos, mas também usar o ID.Life como sala de estar para assistir a um filme ou mesmo jogar videogame – ele vem com um console e um projetor que transforma o para-brisa em tela.

Acredite, o ID.Life vem equipado com console de games e um projetor que cria uma tela no para-brisas
Acredite, o ID.Life vem equipado com console de games e um projetor que cria uma tela no para-brisas
Imagem: Divulgação

Preço acessível na Europa

Até aqui já deu para sacar o que a Volks pretende. Ela quer atrair uma nova geração de consumidores que hoje não dão valor ao automóvel. Para isso será preciso não apenas ser sustentável em relação à propulsão, mas ao uso de materiais e ao papel do ID.Life em relação ao ambiente como um todo.

A montadora se mostrou bastante preocupada também em tornar o compacto bastante versátil para ser mais do que uma forma de locomoção, mas um espaço pessoal para esse público.

Talvez o mais interessante disso tudo é que a gigante alemã inverteu o caminho do “mais moderno, mais caro”. O ID.Life tem preço estimado entre 20 mil e 25 mil euros, ou seja, será mais barato que os carros elétricos compactos que são vendidos hoje na Europa, como o Renault Twingo (a partir de 22 mil euros).

A fabricante também fez questão de afirmar que seu cronograma de transformação da linha de produtos em veículos elétrica foi adiantado em dois anos, em linha com a pressão pela redução das emissões em mercados desenvolvidos.

Em meio a tantas novidades elétricas, o ID.Life traz um direcionamento bastante interessante e que poderia chegar ao Brasil também. Embora a própria marca diga que vai investir em modelos sustentáveis, a aposta aqui por enquanto é diferente, mais voltada à propulsão híbrida com etanol. Não deixa de ser preocupante, nosso país continuar desconectado do resto do mundo nesse sentido.

Volkswagen ID.Life
Volkswagen ID.Life
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa