Volkswagen (quase) revela o T-Cross europeu

Modelo será o primeiro SUV fabricado pela VW no Brasil; confira vídeo
Volkswagen T-Cross 2018

Volkswagen T-Cross 2018 | Imagem: Divulgação

Lançamento bem aguardado dentro da linha global da Volkswagen, uma vez que ele se tornará o SUV mais acessível da fabricante, o T-Cross foi quase totalmente revelado nesta quarta-feira (11).

A marca revelou as primeiras imagens e um vídeo do modelo com uma camuflagem bem leve, já que, de acordo com a designação interna da montadora, o T-Cross realiza seus “test-drives de aprovação”, último passo antes do lançamento definitivo da novidade.

Vale a pena destacar, pelo que já sabemos de forma oficial até o momento, o T-Cross terá algumas diferenças entre o carro produzido na Europa e o feito aqui no Brasil para o mercado regional. Como já explicamos, o T-Cross europeu terá 4,10 m de comprimento, enquanto o “nosso” alcançará 4,19 m. Vamos entender melhor essa diferença no lançamento oficial do modelo em solo nacional. Interessante que a Volkswagen do Brasil anunciou ainda mais detalhes sobre as dimensões do T-Cross brasileiro. Ele contará com 1.568 mm de altura (10 mm mais alto que o T-Cross europeu). A distância entre-eixos do modelo que será produzido no Brasil é a maior do segmento: 2.649 mm (86 mm a mais do que a distância entre-eixos do T-Cross europeu).

As vendas do T-Cross no Brasil, o primeiro SUV feito pela VW em nossa região, começarão apenas no início de 2019, porém é muito provável que o primeiro contato dos brasileiros com o carro ocorra em novembro deste ano durante o Salão de São Paulo. Certamente, se for exibido, o T-Cross será um dos pontos altos da mostra paulista.

Mirando famílias com filhos pequenos e uma aplicação bem urbana, sabe-se de bastidores na Europa que o T-Cross deverá entregar bom espaço interno, em especial para as pernas dos ocupantes no banco traseiro, uma característica que agrada o público brasileiro.

A Volkswagen adiantou que o T-Cross europeu terá um sistema de regulagem longitudinal para o banco traseiro, que permitirá liberar mais espaço para o compartimento de bagagens ou oferecer mais conforto aos passageiros na segunda fileira de assentos. Com isso, o modelo europeu terá uma capacidade de carga que pode variar de 385 a 455 litros dependendo da configuração dos bancos. No Brasil, entretanto, esse tipo de ajuste não deverá chegar com a nacionalização do modelo e a capacidade do porta-malas ficará em 390 litros por aqui.  

Pelo que é possível notar nas imagens oficiais divulgadas nesta quarta-feira, o design em geral do T-Cross lembra bem o que encontramos em modelos como o Volkswagen Tiguan Allspace já vendido aqui. Na dianteira teremos uma grade bem ampla, que cobre toda a frente do modelo unindo os faróis. Além de conferir um aspecto mais robusto ao SUV, ela tem como função realçar a largura do modelo. O para-choque também parece uma peça bem robusta, bem como nas laterais notamos linhas limpas e elegantes.

Pelo menos o T-Cross europeu poderá receber rodas de liga leve até o aro 18” (no Brasil ele deverá contar com rodas aro 17" no máximo) e faróis com iluminação por LED em suas configurações mais caras. Além disso, o T-Cross também contará com o painel digital como um opcional, assim como no caso do Polo Highline, e oferecerá recursos como central multimídia com tela de 8”, quatro entradas USB (duas na frente, duas atrás), sistema opcional de travamento e partida presencial, faróis full-LED, dentre outros dependendo da versão. Ainda compõem o pacote de recursos de segurança e eletrônica embarcada itens como 6 airbags; sensores dianteiro e traseiro para estacionamento; assistente de estacionamento “Park Assist 3.0”, que permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais com a função de freio de manobra; sistema de “Frenagem Automática Pós-Colisão” (aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente); “Detector de fadiga” (detecta a perda de concentração do motorista e o sistema recomenda uma pausa para descanso) e o “Seletor do perfil de condução”, que permite ajustar as resposta do carro entre os modos normal, ecológico, esportivo ou individual.

Algo inédito na linha VW, pelo menos na Europa está confirmado que o T-Cross oferecerá a possibilidade dos clientes escolherem duas cores para a carroceria, provavelmente alternando entre o teto e o restante do carro. Na Europa, ele terá 12 opções de tonalidades para o conjunto e o interior, inclusive, também será em dois tons. Aqui no Brasil, contudo, o catálogo de cores para a parte externa do modelo deverá ficar em 8 opções, mas a possibilidade de contrastar as cores deverá ser mantida. 

Como muitos clientes buscam em um SUV, a Volkswagen promete um ponto H elevado para o modelo, ou seja, a altura na qual motorista e passageiros são posicionados dentro do carro em relação ao solo. Pelo menos no T-Cross europeu, o ponto H para os passageiros nos bancos dianteiros fica em 59,7 cm, enquanto para os posicionados no banco traseiro é de 65,2 cm.

Outra excelente notícia é que a Volkswagen também confirmou os motores que vão figurar no T-Cross brasileiro. A novidade será equipada com o 1.0 TSI, como já era esperado, entregando até 128 cv de potência com etanol assim como no Polo. Outro reforço importante na gama T-Cross por aqui é a presença do motor 1.4 TSI flex. A potência máxima ficará em 150 cv com o combustível derivado da cana-de-açúcar e promete entregar um nível de eficiência ímpar no segmento, em especial para disputar mercado com as versões mais caras de rivais como o Hyundai Creta Prestige (motor 2.0 aspirado), Honda HR-V Touring (1.8 também aspirado), dentre outros.

A frase “I am more” estampada nas portas, ou “eu sou mais” em uma tradução livre, nos confirma a ideia de que a Volks deverá focar em atributos de espaço interno e versatilidade na hora de colocar o T-Cross no mercado. De qualquer forma, ele é um modelo mais do que aguardado em qualquer mercado onde vá atuar, reforçando bem mais a concorrência. Vamos acompanhar de perto a trajetória do T-Cross e traremos as novidades aqui no Autoo. Acompanhe!  

*Notícia atualizada às 12h21 para acréscimo de informações reveladas pela Volkswagen do Brasil 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise