Ontem aqui no Autoo lamentamos o fato de automóveis cujo desenvolvimento partiu do Brasil não vingarem em mercados desenvolvidos. Pois nesta segunda-feira tivemos uma boa notícia, a Volkswagen confirmou a presença da picape Tarok no Salão de Nova York, que abre suas portas nos próximos dias.

Revelada no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, a Tarok entrará em produção no segundo semestre e chegará ao mercado brasileiro no final de 2019 para enfrentar a Fiat Toro, hoje um dos produtos mais vendidos da marca italiana.

As chamadas picapes “compactas-médias” são raridade ainda. Além da Toro temos a Oroch, uma adaptação do SUV Duster. Mas o novo segmento já se mostrou tão promissor que pelo menos Chevrolet e Hyundai estudam entrar nessa disputa - esta última até cogita fabricá-la justamente nos EUA.

A novidade é que a montadora alemã vê potencial para a Tarok mesmo em mercados em que ela é um veículo de dimensões modestas. Mas é nos EUA que estão os maiores fãs das picapes – basta lembrar que a F-150, da Ford, é o veículo mais vendido do país.

 

Volkswagen Tarok 2020
Volkswagen Tarok 2020
Imagem: Divulgação

 

Com a cara do público dos EUA

“Embora não haja planos para produzir o veículo para o mercado americanao, o conceito Tarok está sendo mostrado para medir a reação do mercado para uma picape verdadeiramente versátil e compacta no nível de entrada”, explicou a nota enviada pela Volkswagen.

De fato, a Tarok parece ser uma bela alternativa para o público jovem americano. Tem boa capacidade de carga, é versátil (basta lembrar da ideia de rebater a parte traseira do cockpit para permitir levar itens mais longos) e capaz graças ao eficiente motor 1.4 TSI e à tração 4Motion. Ou seja, uma configuração que agrada ao comprador dos EUA, reticente quanto ao uso de motores diesel.

É cedo para afirmar que a Volks pensa em oferecer a Tarok mundo afora, mas a presença do modelo em Nova York não deixa de ser um bom presságio.

 

Volkswagen Tarok 2020
Volkswagen Tarok 2020
Imagem: Divulgação

 

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/