A iniciativa já estava em vigor desde novembro de 2016, conforme noticiamos aqui no AUTOO, mas nesta sexta-feira (26) a Volvo convocou a mídia especializada para apresentar mais detalhes de seu programa Volvo For All, que, em um passo inovador considerando a regulamentação atual do país, fez com que a marca conseguisse autorização para vender seus automóveis ao público PCD (pessoas com deficiência). Os beneficiados neste regime que poderão usufruir somente da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) já que todos ultrapassam o teto de R$ 70.000 válido para o abatimento dos demais tributos.

Até a Volvo inaugurar seu programa, somente os carros produzidos no Brasil ou no Mercosul eram passíveis de receber a isenção de impostos, o que limitava bastante o leque de opções para esse segmento de consumidores.

Quem foi o arquiteto da negociação da Volvo junto à Receita Federal foi o diretor comercial da fabricante, João Oliveira. “Tudo começou com uma tese para um MBA em direito que estava concluindo. Eu estudei muito o segmento de vendas PCD e comecei a questionar esses limites impostos aos carros importados”, explica o executivo, que é engenheiro de formação.

“Sem dúvida nenhuma a lei que garante as isenções para o público de pessoas com deficiência é importantíssima, mas não faz sentido restringir isso apenas a modelos nacionais. Então eu pesquisei sobretudo os acordos internacionais dos quais o Brasil é signatário, na OMC (Organização Mundial do Comércio) e outras instituições, e lá está claro que a única forma de diferenciação que deve incidir sobre um produto com procedência do exterior é o imposto de importação”, detalha João Oliveira.

Logo, fica claro que ao restringir o regime de isenções apenas a carros nacionais trata-se de um aspecto político da lei, que tem como intenção promover a indústria nacional. Com essa argumentação e somando a isso todo o acesso à tecnologia e maior segurança que um carro importado topo de linha como um Volvo XC90 pode conferir às pessoas com deficiência, Oliveira e mais uma equipe de advogados ficou debruçada sobre o tema até que uma tese pudesse ser levada para a Receita Federal.

“Entre a concepção e o preparou da tese levamos em torno de 3 a 4 meses. Depois, com a Receita Federal, foi uma análise que levou em torno de 10 a 11 meses. Pesou muito na argumentação a linha de que o Brasil deve seguir as regulamentações internacionais, que se sobrepõem às regras locais, com isso a lei não poderia limitar as isenções apenas a carros nacionais”, complementa o diretor comercial da Volvo.

Considerando o início do programa Volvo For All, até o momento a fabricante sueca já comercializou 50 unidades em seu novo regime de vendas. A previsão, segundo Luis Rezende, presidente da empresa no Brasil, é alcançar algo em torno de 100 unidades vendidas para pessoas com deficiência até o fim deste ano.

“Nós achamos que havia uma demanda reprimida por parte do público PCD que queria um carro mais luxuoso, porém, mesmo com condições de adquirir um carro desse tipo, acabava optando por um automóvel que se enquadrasse dentro das regras antigas devido a negociação bem mais vantajosa”, finaliza Oliveira. Ainda de acordo com o diretor comercial da Volvo, o modelo mais procurado pelo público PCD é o XC60, SUV que também é o produto mais vendido pela Volvo no Brasil.

Como você poderá conferir na tabela de preços abaixo, mesmo com a isenção apenas no IPI o desconto nos valores dos carros chega a ultrapassar R$ 100.000 em alguns casos.

Segue a lista completa de modelos e valores:

Modelo – Preço “cheio” – Preço após a isenção de IPI + desconto concedido pela marca

V40 T4 Kinetic – R$ 136.950 – R$ 112.931
V40 T4 Kinetic + Pintura Metálica – R$ 138.450 – R$ 114.296
V40 T4 Momentum – R$ 153.950 – R$ 122.903
V40 T4 Momentum + Pintura Metálica – R$ 155.450 – R$ 124.223
V40 T4 Cross Country – R$ 163.950 – R$ 140.554
V40 T4 Cross Country + Pintura Metálica – R$ 165.450 – R$ 141.971
V40 T5 Drive-E R-Design – R$ 173.950 – R$ 157.984
V40 T5 Drive-E R-Design + Pintura Metálica – R$ 175.450 – R$ 159.484

S60 T4 Kinetic – R$ 157.950 – R$ 112.812
S60 T4 Momentum – R$ 171.950 – R$ 124.899

V60 T4 Kinetic – R$ 162.950 – R$ 117.256
V60 T4 Momentum – R$ 176.950 – R$ 129.475

XC60 T5 Kinetic – R$ 186.950 – R$ 154.450
XC60 T5 Momentum – R$ 214.950 – R$ 160.976
XC60 T5 R-Design – R$ 239.950 – R$ 184.851
XC60 T5 Inscription – R$ 245.950 – R$ 185.931
XC60 D5 Kinetic – R$ 219.950 – R$ 166.108
XC60 D5 Momentum – R$ 253.950 – R$ 188.204

XC90 T6 Drive-E Momentum – R$ 362.950 – R$ 296.155
XC90 T6 Drive-E Inscription – R$ 422.950 – R$ 343.350
XC90 D5 Drive-E Momentum (diesel) – R$ 415.950 – R$ 303.271
XC90 D5 Drive-E Inscription (diesel) – R$ 475.950 – R$ 346.716
XC90 T8 Inscription (híbrido) – R$ 468.950 – R$ 362.456
XC90 T8 Excellence (híbrido) – R$ 532.950 – R$ 407.526

 
 
Volvo V40 2017
 
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César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/