Volvo mostra primeira imagem do novo XC90

Próxima geração do SUV de sete lugares trará a plataforma modular SPA e novo itens de segurança

Teaser do novo Volvo XC90 2015 | Imagem: Divulgação

Com apresentação marcada para daqui duas semanas em Estocolmo, na Suécia, o novo Volvo XC90 teve sua primeira imagem externa revelada, acompanhada de diversos detalhes a respeito de sua parte estrutural. O novo utilitário-esportivo de sete lugares será o primeiro da montadora sueca a contar com a Scalabre Product Architecture (SPA), uma tecnologia de chassi modular desenvolvida pela própria marca.

A imagem divulgada pela Volvo mostra apenas os faróis do novo XC90, que seguirá a mesma linha dos últimos conceitos da fabricante (como é o caso do XC Concept) e trará como destaque as luzes diurnas distribuídas em uma espécie de "T", solução apelidada pela equipe de design da marca de "Martelo do Thor", devido a semelhança com a arma utilizada pelo deus do trovão na mitologia nórdica.

De acordo com o vice-presidente da Volvo, Thomas Ingenlath, devido a esse farol diferenciado, "qualquer pessoa que olhar pelo espelho retrovisor saberá que se encontra ali o novo XC90".

Veja mais: Volvo revela interior do novo XC90

A plataforma modular SPA é fruto de um desenvolvimento de quatro anos, como parte do plano de investimento de US$ 11 bilhões para a transformação da linha da Volvo, e será usada em outros modelos da Volvo em breve, sendo possível adotar diferentes motores, tecnologias e sistemas elétricos, gerando uma boa economia de escala. Limitações como distância de entre-eixos, peso, peso no eixo dianteiro e balanço frontal e traseiro foram eliminados.

De acordo com a Volvo, a base SPA oferece flexibilidade, tanto no visual como no incremento de novos componentes tecnológicos e de segurança, além de possibilitar um espaço interno mais amplo.

Por conta disso, o XC90 passará a ser um legítimo sete lugares, já que o espaço para os ocupantes da terceira fileira será bastante aumentado, podendo levar passageiros de até 1,70 metro com o máximo conforto. A segunda fileira oferecerá bancos deslizáveis, para ampliar o espaço para os ocupantes do sexto e sétimo lugar ou aumentar a capacidade de carga.

O Volvo XC90 2015 será equipado com várias combinações de motores Drive-E, de 2.0 litros e quatro cilindros, a diesel e a gasolina. O modelo mais caro da linha, o Twin Engine, contará com um motor turbo a gasolina e outro elétrico, com potência de cerca de 400 cavalos, emitindo aproximadamente 60 g/km de CO2.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!