Os futuros compactos da Volvo

Sueca antecipa detalhes da sua próxima série 40, que contará com um aguardado SUV
Conceito antecipa o futuro Volvo XC40

Conceito antecipa o futuro Volvo XC40 | Imagem: Divulgação

A Volvo revelou dois conceitos nesta quarta-feira (18) que nos antecipam com clareza como será o design definitivo dos futuros modelos compactos da marca, dentre eles o aguardado XC40 e o novo V40. Com isso, a marca anuncia sua entrada no aquecido segmento dos SUVs de pequeno porte, que fazem cada vez mais sucesso ao redor do mundo.

Como era de se esperar, o visual da nova série 40 lembra muitos detalhes do atual XC90, modelo que inaugurou uma nova fase para a marca sueca. Em especial na dianteira, é possível notar os faróis com o detalhe cromado formando o “martelo de Thor” presente no SUV grande, bem como a grade dianteira pronunciada. A carroceria com superfícies bem suaves também são uma característica do novo padrão de design adotado pela marca.

A nova família 40, que deverá entrar em produção a partir de 2017, também vai estrear a arquitetura CMA (Compact Modular Architecture), projetada especificamente para modelos compactos e que “permite aos engenheiros e designers explorar novas direções corajosas e ousadas em seu trabalho”, declarou a marca. Vale destacar a proposta bem singular do futuro V40, um misto de hatch médio com altura em relação ao solo mais elevada. Algo que, nesse mar de SUVs, pode dar certo. Já o XC40, por sua vez, ocupa o posto de utilitário esportivo tradicional.  

Dentre as "direções corajosas e ousadas" também encontram-se as formas de propulsão alternativa e até mesmo uma versão 100% elétrica de um dos dois modelos. O novo conjunto T5 Twin Engine, composto pelo motor 1.5 de 3 cilindros associado a outro propulsor elétrico, também será oferecido nos novos XC40 e V40 bem como a nova transmissão de 7 marchas e dupla embreagem.

A Volvo espera comercializar globalmente um milhão de carros eletrificados até 2025. Para tanto, todo seu portfolio contará com versões híbridas ou elétricas. Vale destacar que o segmento de carros compactos de luxo está crescendo rapidamente e é uma boa fonte de lucro para as montadoras.

Sem dar muitos detalhes, a Volvo também acrescenta que a nova série 40 oferecerá “uma ampla gama de serviços de conectividade e o mais avançado pacote de equipamentos de segurança do mundo, além do inovador design interior escandinavo”. Podemos também esperar dentro desse “pacote de equipamentos” vários recursos de direção semi-autônoma.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!