Ford e Volkswagen anunciaram uma aliança global, em janeiro, para o desenvolvimento de vans e picapes médias. À época, as fabricantes afirmaram que a Ford ficaria responsável pela construção e desenvolvimento técnico das picapes, que são esperadas para 2022. Contudo, as coisas não parecem estar como deveriam ser.

Em entrevista ao WardsAuto, o vice-presidente de produto da Volkswagen norte-americana explicou que a situação das picapes “ainda está um pouco nebulosa”, apesar de existir um planejamento de lançamento em menos de três anos. Como afirmou Hein Schafer, “o que está por vir ainda não está 100% certo.”

Enquanto informações iniciais apontavam que a Volkswagen receberia a sucessora da Amarok baseada na nova geração da Ford Ranger, o vice-presidente afirma que não é tão simples assim. Conforme explicação do executivo, seria entregue uma plataforma à VW e, a partir dela, a fabricante alemã seria responsável pela criação do seu estilo único de picapes, que seria totalmente diferente de um modelo Ford. Ainda segundo o representante da Volkswagen, “esse segmento de picapes médias é muito competitivo e a Ford não vai nos dar de bandeja uma picape pronta e nem a sua Ranger.”

Ao minimizar a possibilidade de a ter uma picape que seja parecida com o modelo da Ford, Schafer afirma que essa não é a primeira vez que uma parceria como esta acontece, lembrando que a Nissan e Mercedes-Benz criaram as novas Frontier e Classe X.

Desta forma, quase não há informações sobre esse novo utilitário, mas Schafer já afirma que a montadora de Wolfsburg não tem intenção de entrar no segmento de picapes grandes, como as da linha Ford F-150, por exemplo. “A F-150 está tão estabelecida nesse segmento que tentar conquistar um cliente de F-150 seria estúpido”, afirma o vice-presidente de produto da VW.

Contudo, a Volkswagen não descarta fabricar picapes menores, como já demonstrou com a Tarok e sua versão final está em desenvolvimento aqui na América do Sul e certamente será vendida em outros mercados caso haja interesse dos consumidores. 

Ford Ranger 2017
Ford Ranger 2017
Imagem: Divulgação

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw