VW e Audi preparam novos crossovers

Novidades miram segmentos onde marcas não atuam, como o de SUV cupê dominado pelo BMW X6

Volkswagen Cross Coupé Concept | Imagem: Volkswagen

O chefe de design do grupo Volkswagen, Walter de’Silva, revelou ao site Automotive News Europe que a marca pretende lançar nos próximos anos um crossover compacto posicionado abaixo do Tiguan. O modelo vai enfrentar a concorrência dos futuros Ford EcoSport e do Chevrolet "mini-Captiva", ambos projetos globais das montadoras norte-americanas.

“O mercado de crossover está crescendo em todo mundo e a Volkswagen precisa estar preparada para oferecer uma ampla gama de produtos nesse segmento” afirma de’ Silva.

Veja também: BMW confirma produção do SUV-cupê X4

O chefe de design comentou também que a marca alemã estuda lançar um modelo acima do Touareg. Este teria opção para até sete pessoas e seria destinado principalmente aos Estados Unidos.

A respeito do Cross Coupé, apresentado no Salão de Tóquio, de’ Silva informou que o conceito não é uma prévia da nova geração do Tiguan – que deve ser apresentado mundialmente daqui a dois ou três anos – e muito menos de um futuro cupê-crossover compacto. Ele é apenas um estudo de estilo para os próximos utilitários esportivos que a marca deve lançar no futuro.

Audi prepara anti-X6 e Q4

A Audi, também parte do Grupo VW, também está de olho no crescimento da demanda por SUVs e deverá lançar em breve um SUV no estilo cupÇe para concorrer com o BMW X6. A informação também foi dada por Walter de’ Silva, que ainda complementou dizendo que a marca estuda lançar um modelo menor, que ficaria posicionado entre o Q3 e Q5, para competir com o futuro BMW X4 e com o Range Rover Evoque.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!