VW e Ford podem produzir juntas as novas Amarok e Ranger

Novidade pode ser o primeiro passo da nova parceria entre as duas empresas
Volkswagen Amarok 2019

Volkswagen Amarok 2019 | Imagem: Divulgação

O australiano GoAuto veio a público nesta semana com uma notícia muito interessante envolvendo a recente parceria estabelecida pela Volkswagen e a Ford para o desenvolvimento dos futuros veículos comerciais das duas companhias.  

Durante entrevista para o site, o diretor-gerente do grupo Volkswagen para o país, Michael Bartsch, ventilou a ideia de que o acordo entre a Ford e a empresa alemã pode ter como um dos resultados o desenvolvimento conjunto das próximas gerações de Volkswagen Amarok e Ford Ranger. Caso a ideia seja levada adiante, as picapes deverão ser lançadas na metade da próxima década.

“O que eu acho que é muito claro para mim é que, pelo menos para ser competitivo na Austrália, nós teríamos que reduzir custos. A Amarok hoje em dia é produzida na Argentina e na Alemanha e os dois locais impactam em altos custos para a picape”, explicou Bartsch.

Durante a entrevista, o principal executivo da Volkswagen na Austrália não fez questão de esconder a admiração do trabalho da Ford na categoria de veículos comerciais/utilitários. “Eu acho que a Ford fez um excelente trabalho com a Ranger. Ela é extremamente bem posicionada, ressoa com o mercado e a Ford tem um maravilhoso legado de produzir sólidos veículos comerciais. A linha Série F, por exemplo, ainda permanece como o utilitário mais vendido no mundo”, acrescenta.

No mundo das picapes, hoje em dia a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi conta com uma parceria estratégica com a Daimler. Os conglomerados desenvolveram uma picape média comum que serviu de base para a nova geração da Nissan Frontier e as inéditas Mercedes-Benz Classe X e Renault Alaskan. Com isso, as empresas compartilham competências e reduzem custos, algo muito importante em um segmento cada vez mais competitivo.