Novo VW Polo sobe de patamar em conectividade

Ao menos na Europa, hatch vai estrear serviços avançados; facelift está previsto para 2022 no Brasil
Novo Polo: Digital Cockpit será um item de série para o hatch nos mercados europeus

Novo Polo: Digital Cockpit será um item de série para o hatch nos mercados europeus | Imagem: Divulgação

Continuando com a apresentação do modelo atualizado na Europa, a Volkswagen revelou nesta segunda-feira (21) mais detalhes sobre facelift do Polo, agora mostrando a cabine aprimorada do hatch.

Entre as novidades, ao menos no Velho Continente o novo Polo contará com o conceito do Digital Cockpit em todas as versões. Isso significa que o painel de instrumentos digital combinado com a central multimídia torna-se um dos diferenciais do hatch.

Em complemento, a Volkswagen vai oferecer no novo Polo os aplicativos de serviços conectados We Connect e We Connect Plus, este mais completo, porém pago.

Os dois recursos permitem controlar algumas funções do veículo de forma remota, como travamento e destravamento das portas, status do carro, entre outros.

É um sistema semelhante ao OnStar, presente nos carros da Chevrolet no mercado brasileiro, assim como o FordPass Connect, entre outros.

Alinhado com os concorrentes

O novo Polo ainda poderá receber uma nova central multimídia mais avançada, chamada Ready 2 Discover, que oferece recursos como Wi-Fi nativo e suporte a alguns serviços de streaming.

A chegada das tecnologias em questão ao Polo mostra que a Volkswagen está procurando se alinhar com o que algumas marcas já oferecem em termos de conectividade mais avançada.

O Chevrolet OnStar oferece internet embarcada, bem como as plataformas de conectividade de Fiat (Connect Me) e Jeep (Adventure Intelligence).

No Brasil

Resta saber se, aqui no Brasil, a Volkswagen também vai inaugurar esse pacote de tecnologia mais avançado no Polo nacional, o que demandaria algumas evoluções na central multimídia VW Play desenvolvida localmente. De qualquer forma, o fato da matriz contar com os sistemas já prontos poderia acelerar o processo.

Por fim, as evoluções no interior do Polo europeu contemplam a aplicação do mesmo volante presente em modelos como o Golf mais recente, além do sistema de ar-condicionado automático digital agora oferecer também duas zonas de atuação. 

Com um layout mais moderno, o controle de climatização digital oferece seletores deslizantes sensíveis ao toque para o ajuste de temperatura e ventilação.

Em nosso país, o facelift do Polo é esperado para estrear ao longo de 2022. Em nosso mercado, o hatch atualizado deverá conviver com o modelo atual, que permanecerá em linha com uma versão de entrada mais acessível. 

Primeira imagem oficial do novo Polo europeu: VW ganha opção de apelo esportivo R-Line
Novo Polo europeu conta com versão de apelo esportivo R-Line
Imagem: Divulgação