Sem T-Cross e Nivus: na Índia, VW apostará apenas em um SUV compacto

Planos da Volkswagen para o mercado asiático utilizará variante exclusiva da plataforma compacta da empresa
Volkswagen Taigun 2021

Volkswagen Taigun 2021 | Imagem: Divulgação

A Volkswagen assumiu um caminho ousado para a sua linha de SUVs de entrada. A empresa demorou um pouco para entrar no segmento, mas agora já conta com duas opções. O T-Cross oferece maior espaço interno, usando a base do Virtus, enquanto Nivus aproveita o entre-eixos mais curto do Polo e tem um porta-malas maior, além de ser o SUV-cupê mais acessível do mercado.

Porém, a estratégia de oferecer dois SUVs compactos com propostas diferentes sobre a plataforma MQB A0 da Volkswagen não será seguida em todos os mercados. Na Índia, por exemplo, a empresa confirmou que reviverá o nome Taigun para vender por lá um SUV do porte do Hyundai Creta e que será feito com uma variante exclusiva da arquitetura para aquele país, a MQB A0-IN.

O Volkswagen Taigun foi apresentado como conceito para o mercado indiano ainda em 2020, mas o modelo de produção não deverá mudar muito. Segundo a imprensa local, a novidade deve estrear por lá em meados do ano que vem. Uma das vantagens do modelo é que sua plataforma foi desenhada de modo a permitir um uso elevado de componentes locais.

Visualmente, o Taigun indiano lembra muito o Volkswagen T-Cross nacional, com linhas mais retas e robustas, porém um pouco mais baixo. No entanto, o modelo deve manter o entre-eixos do Polo. Dessa forma, sua silhueta lateral é visivelmente mais curta, como o Nivus. O resultado final fica muito próximo do T-Cross oferecido na China e na Europa, com a distância entre as rodas mais curta que a do modelo brasileiro. 

Volkswagen Taigun 2021
Volkswagen Taigun 2021
Imagem: Divulgação