Volkswagen resgata nome Taigun para seu novo SUV

Utilitário esportivo da marca alemã foi revelado nesta segunda-feira, 3, na Índia e é na verdade um T-Cross reestilizado
Volkswagen Taigun 2021

Volkswagen Taigun 2021 | Imagem: Divulgação

A Volkswagen revelou seu novo SUV global em evento antes da abertura do Salão de Nova Delhi, na Índia. Trata-se de um nome conhecido para os brasileiros: Taigun. Para quem não se recorda, a Volks utilizou esse nome em um conceito de “jipinho” baseado na plataforma do up! e apresentado ao público do Salão do Automóvel de 2012. O projeto, no entanto, acabou cancelado quatro anos depois por conta do espaço interno diminuto.

O novo Taigun indiano, no entanto, é na verdade uma releitura do T-Cross. Ele utiliza a plataforma MQB A0 IN (Índia), mas possui traços diferentes do irmão global, como grade frontal mais estreita e uma lateral levemente modificada.

Na Índia, ele deverá receber um motor 1.0 de três cilindros com 115 cv e talvez um 1.5 litro com 130 cv – as transmissões deverão ser manual de seis marchas ou de dupla embreagem de sete velocidades, segundo a mídia indiana. Outros aspectos são idênticos ao T-Cross como painel de instrumentos digital, central multimídia e lanternas que percorrem toda a traseira do carro – a Volks ainda não divulgou detalhes técnicos do modelo.

O Taigun chegará ao mercado indiano em 2021 e disputará mercado com modelos como o Creta, Kia Seltos, Renault Captur e o primo Skoda Vision In, um conceito com a mesma base do VW.

SUV de entrada brasileiro

A revelação do Taigun frustrou a expectativa que existia de que o modelo seria o futuro SUV de entrada da Volks no Brasil. A imagem de teaser divulgada pela marca na semana passada dava a entender que o modelo em questão fosse bem menor, até com ares de CrossFox.

A Volkswagen, de fato, tem um pequeno utilitário esportivo previsto para nosso mercado, como admitiu seu presidente Pablo di Si. Esse inédito veículo ficará abaixo do Nivus, o SUV cupê que será lançado este ano, e pode ser um derivado aventureiro do Polo.

A marca alemã está investindo pesadamente no segmento de SUVs após anos assistindo a concorrência avançar sobre esse mercado. Além do novo Tiguan e do T-Cross, estão previstos o Nivus, o Tarek e a picape Tarok, sem contar o pequeno crossover ainda misterioso.

Volkswagen Taigun 2012
Volkswagen Taigun 2012
Imagem: Divulgação