VW up! chega ao mercado por R$ 26.900

Versão com quatro portas chega este mês por R$ 28.900; opção 2P vem mais adiante

O up! tem opções de rodas aro 13", 14" e 15", de acordo com a versão | Imagem: VW

O Volkswagen up! enfim teve seu preço definido. Apresentado pela montadora na noite dessa terça-feira (4), em Gramado (RS), o tão esperado compacto foi anunciado por R$ 26.900 na versão de entrada take up! com duas portas e R$ 28.900 na opção com carroceria quatro portas.

O up! duas portas, porém, ainda vai demorar entre dois a três meses para chegar às concessionárias, ao passo que o modelo quatro portas poderá ser visto nas lojas ainda no decorrer deste mês.

As demais versões do up! vão de R$ 28.300 até R$ 39.390. Confira todos os preços:

take up 2 portas - R$ 26.900
take up 4 portas - R$ 28.900
move up 2 portas - R$ 28.300
move up 4 portas - R$ 30.300
high up 4 portas - R$ 34.990
b/w/r up 4 portas - R$ 39.390

A série take up!, de entrada, ao primeiro contato é um carro aparentemente “pelado”. Não tem direção assistida nem rádio e ainda dispensa um conta-giros no painel de instrumentos. O compacto, por outro lado, possui um interessante conteúdo de segurança, com um projeto moderno de estrutura, airbags frontais, cintos com pré-tensionador, sistema Isofix de cadeirinhas de bebê e freios ABS de última geração. Com tantos itens, o veículo recebeu a melhor nota já registrada no Latin NCAP.

O motor é o bloco três cilindros 1.0 flex capaz de gerar até 82 cv e 10,4 kgfm de torque com etanol (com gasolina os números caem para 75 cv e 9,7 kgfm). “Vedete” da engenharia da VW no Brasil, esse propulsor também dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina para ignições em dias frios usando um sistema que pré-aquece o etanol até o ponto ideal para a partida. Segundo números de consumo do Inmetro, o up! roda em média 9,5 km/l com álcool e 13,7 km/l com gasolina. Esse desempenho também é o melhor já analisado pela instituição.

Outra parte que torna o up! interessante é o visual. Elaborado na Europa pelo designer brasileiro Marco Pavone, o carro é um projeto que evoca as raízes da Volkswagen, o “carro do povo”, que nasceu com o Fusca. O veículo tem linhas marcantes, com caixas de roda pronunciadas e desenhos frontais e traseiro chamativos. O mesmo para o interior, com bons materiais de acabamento e um design interessante, apesar da simplicidade na lista de itens no take up!.

A linha de produção do carro, em Taubaté (SP), tem capacidade anual para fazer 120.000 unidades do carro, o que daria 12.000 unidades. Com esse volume, o up! já disputaria posições no Top 5 do mercado brasileiro, competindo até com modelos da própria VW, no caso Gol e Fox. Será que ele fazer sucesso?