VW venderá up! com quatro lugares por conta da legislação

Modelo perde um assento com a obrigatoriedade de cinto de três pontos e encostos de cabeça para todos os ocupantes
Volkswagen up! 2020

Volkswagen up! 2020 | Imagem: Divulgação

Desde 29 de janeiro de 2020, todos os veículos 0 km vendidos no Brasil precisam ser equipados com cintos de três pontos e encostos de cabeça para os ocupantes, além de fixação Isofix para assentos infantis. A legislação, que já vitimou modelos como a Fiat Weekend, fez com que a Volkswagen tomasse uma decisão inusitada na linha do up!.

Agora, o modelo será oferecido com capacidade para levar apenas quatro ocupantes, não mais cinco como era desde o lançamento. O hatch já oferecia tais equipamentos para os ocupantes laterais do banco traseiro, sendo que a marca optou por oferecer o up! com um assento a menos para evitar os custos de adaptar os novos itens obrigatórios também para terceiro passageiro do banco de trás.

Vale lembrar que o Volkswagen up! europeu, desde seu lançamento por lá, sempre foi homologado para quatro passageiros. O modelo fabricado no Brasil levava cinco por conta de alterações no projeto que a marca fez para nosso mercado, como alongar o entre-eixos, aumentar o porta-malas e trocar os vidros traseiros basculantes por peças convencionais, além, é claro, de ter um ocupante a mais.

Com a expectativa de deixar de ser produzido no Brasil em breve, as alterações aplicadas pela Volkswagen no up! foram um jeito mais econômico que a marca encontrou para garantir uma sobrevida ao modelo por mais um tempo. Na Europa, o hatch já é oferecido apenas na variante elétrica e-up!, mas também deverá ser descontinuado por lá a partir de 2023.

Volkswagen up! 2020
Volkswagen up! 2020
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!