Yaris Cross só está atrás do T-Cross nas vendas de setembro
SUV da Toyota já supera Creta e Tracker na parcial do mês e registra seu melhor resultado mensal de 2026
O Toyota Yaris Cross pode terminar setembro como o segundo SUV compacto mais vendido do Brasil. Dados ainda parciais da Fenabrave mostram 5.288 emplacamentos do modelo, número inferior apenas às 9.339 unidades do Volkswagen T-Cross entre seus principais concorrentes.
O resultado já é o melhor do Yaris Cross desde que chegou ao mercado brasileiro. O recorde anterior havia sido registrado em julho, quando 5.036 unidades foram emplacadas. Em agosto, o volume recuou para 4.413 carros.
Como os dados de setembro ainda não estão fechados, as posições podem mudar. Por enquanto, o Hyundai Creta aparece logo atrás do Toyota, com 5.092 unidades, enquanto o Chevrolet Tracker soma 4.530. Honda HR-V e Jeep Renegade registram, respectivamente, 3.938 e 3.669 emplacamentos.
A posição do Yaris Cross chama atenção também porque o SUV teve sua estreia prejudicada pelos problemas industriais enfrentados pela Toyota. O modelo começou 2026 com apenas 14 emplacamentos em janeiro e 593 em fevereiro, antes de alcançar 3.862 unidades em março. Desde junho, ele é o Toyota mais vendido mensalmente no país.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Produzido em Sorocaba (SP), o Yaris Cross teve seu lançamento atrasado depois que um temporal destruiu grande parte da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, em setembro de 2025. A unidade começou a retomar suas atividades apenas recentemente, com a fundição dos blocos e cabeçotes do motor 1.5 flex usado pelo SUV. Usinagem e montagem continuam sendo realizadas em uma estrutura provisória.
Toyota mais vendido do Brasil
O desempenho de setembro também aumenta a possibilidade de o Yaris Cross encerrar seu primeiro ano no mercado como o Toyota mais vendido do Brasil. Com a parcial atual, o SUV soma 30.370 unidades em 2026.
A Hilux, que lidera a marca no acumulado, registra 33.513 emplacamentos. A diferença entre os dois modelos caiu, portanto, para 3.143 unidades. A picape produzida na Argentina teve 3.310 registros em setembro até o momento.
A distância era maior há poucos dias. Na parcial consultada pelo AUTOO em 21 de setembro, a Hilux acumulava 32.089 unidades contra 28.240 do Yaris Cross, vantagem de 3.849 veículos. Desde junho, porém, o SUV vem emplacando mais que a picape em todos os meses.
A capacidade de produção ainda é um fator importante para o desempenho do Yaris Cross. A recuperação completa da fábrica de motores de Porto Feliz está prevista apenas para 2028.
