Os motivos são os mais variados possíveis – incluindo aí fatores como preço, conjunto mecânico, design, entre outros – mas é interessante notar como alguns veículos alcançam uma reputação tão grande que tornam-se referências tanto em seus segmentos como no mercado de maneira geral.

Se o Toyota Corolla se enquadra nessa lista quando falamos de sedãs, no mundo das picapes, pelo menos aqui no Brasil, poucos modelos conquistaram uma trajetória tão marcante quanto a Fiat Strada.

Modelo que foi lançado em 24 de outubro de 1998, a Fiat Strada alcançou um grande sucesso entre as picapes derivadas de hatches compactos. Segundo a fabricante italiana, a Strada soma 1,36 milhão de unidades vendidas no Brasil ao longo desses 20 anos de trajetória.

No ano em que foi lançada, até por ter chegado no último trimestre, vendeu 2.016 unidades no Brasil das 4.889 produzidas. Dez anos depois, em 2008, já eram 72.045 picapes comercializadas no país e 78.912 fabricadas por ano. O recorde de vendas em um ano até hoje foi em 2014, com 153.139 unidades no ano, cerca de 70.000 a mais que a segunda colocada. No mesmo ano, a Fiat Strada atingiu a marca de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil. Produzida em Betim (MG), hoje a Strada também é exportada para Argentina, Paraguai e Uruguai.

O desempenho de vendas da Strada é notável. Suas vendas, quase sempre, superam a soma de todos os demais modelos concorrentes comercializados. Em 2018, sua participação de mercado em seu segmento deve atingir cerca de 53%, com aproximadamente 67.000 picapes produzidas e 65.000 emplacadas. Vale a pena destacar que, segundo dados da Fenabrave, logo depois da Strada é Fiat Toro que figura como o segundo comercial leve mais vendido do Brasil, o que coloca a montadora em uma posição bem confortável quando falamos em picapes no mercado brasileiro.

Para relembrar um pouco da história desses 20 anos de Fiat Strada no mercado, confira a linha do tempo da picape no Brasil:

1998: A Fiat Strada é lançada em três versões: Working 1.5 (76cv), Trekking 1.6 8V (92cv) e a topo de linha LX 1.6 16V (106cv).

1999: Chega a versão com Cabine Estendida, inédita no segmento e um marco em termos de diferenciação graças à maior praticidade de poder levar malas ou objetos maiores no interior do veículo, mantendo ainda um bom volume na caçamba.

2000: A picape Strada se torna líder de mercado pela primeira vez.

2001: Série especial MTV.

2002: Primeira reestilização e chegada da versão Adventure e do motor 1.8 8v em substituição ao 1.6 16v.

2004: Segunda reestilização. Recebeu novo interior, nova carroceria, novos conteúdos e um motor mais potente, o 1.8 8V Flex.

2006: Série especial Try On Adventure.

2007: Série Original Adventure.

2008: Terceira reestilização que deu ao modelo aspecto mais robusto, especialmente na versão Adventure, que trazia o bloqueio eletrônico do diferencial Locker.

2009: Melhoria no motor Fire 1.4 que passa a ter 85/86 cv. A Fiat inovou mais uma vez e lançou a primeira e única picape compacta com cabine dupla do Brasil.

2010: Motor Etorq 1.8 16v substitui o 1.8 8v. Versão Sporting com motor Etorq 1.8 16v.

2011: Câmbio automatizado Dualogic chega na versão Adventure cabine dupla.

2012: Chega a quarta reestilização com novo design frontal, acabamento interno e diversos conteúdos. Versão Trekking com motor Etorq 1.6 16v e cabine dupla disponível em todas as versões.

2013: Série especial Mangalarga Marchador. Reestilizacão da parte traseira (novas lanternas e

caçamba mais alta) e inova outra vez com a terceira porta na cabine dupla.

2014: Linha 2015 com pacote Dark nas versões Trekking e Adventure.

2014: Versões Hard Working 1.4. Strada alcança 1 milhão de unidades vendidas no Brasil.

2015: Série Adventure Extreme com central multimídia.

2016: Novas versões são lançadas: Working Plus 1.4 Flex (cabine simples), Hard Working 1.4 Flex (cabines simples, estendida e dupla) e Adventure 1.8 16V Flex Dualogic (cabine dupla).

2018: Freedom 1.4 Cabine Dupla é nova versão da Fiat Strada para linha 2019.
 

 
 
Fiat Strada 2016
 
Fiat Strada 2016
Fiat Strada 2016
Fiat Strada 2016
 
Fiat Strada 2016
Fiat Strada 2016
Em 1999, a Fiat Strada torna-se a primeira picape compacta a oferecer cabine estendida
 
Em 1999, a Fiat Strada torna-se a primeira picape compacta a oferecer cabine estendida
Em 1999, a Fiat Strada torna-se a primeira picape compacta a oferecer cabine estendida
Fiat Strada 2016
 
Fiat Strada 2016
Fiat Strada 2016
Fiat Strada 2017
 
Fiat Strada 2017
Fiat Strada 2017
Fiat Strada 2017
 
Fiat Strada 2017
Fiat Strada 2017
Fiat Strada 2017
 
Fiat Strada 2017
Fiat Strada 2017
Fiat Strada 2017
 
Fiat Strada 2017
Fiat Strada 2017
Fiat Strada 2018
 
Fiat Strada 2018
Fiat Strada 2018
Fiat Strada 2018
 
Fiat Strada 2018
Fiat Strada 2018
Fiat Strada 2017
 
Fiat Strada 2017
Fiat Strada 2017
Fiat Strada 2019
 
Fiat Strada 2019
Fiat Strada 2019
Fiat Strada 2019
 
Fiat Strada 2019
Fiat Strada 2019
Fiat Strada 2019
 
Fiat Strada 2019
Fiat Strada 2019
Fiat Strada 2019
 
Fiat Strada 2019
Fiat Strada 2019
Fiat Strada 2019
 
Fiat Strada 2019
Fiat Strada 2019
Ford EcoSport Titanium com motor 1.5 e tampa traseira sem estepe
 
Ford EcoSport Titanium com motor 1.5 e tampa traseira sem estepe
Ford EcoSport Titanium com motor 1.5 e tampa traseira sem estepe
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/