Achou o BYD Dolphin Mini caro? Veja 5 hatches para comprar com R$ 115 mil

Elétrico era esperado abaixo dos R$ 100 mil, mas chegou por R$ 115.800, valor de rivais maiores a combustão
BYD Dolphin Mini 2025

BYD Dolphin Mini 2025 | Imagem: Fernando Pedroso/Autoo

O BYD Dolphin Mini foi lançado nesta quarta-feira (28) por R$ 115.800, valor que decepcionou clientes que esperavam o carro abaixo dos R$ 100 mil ou pouca coisa acima disso. Nas redes sociais, muitos supostos clientes disseram que cancelaram suas compras antecipadas.

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No momento em que lançou o carro no Brasil, a BYD havia dito que 6.172 unidades do primeiro lote de 10 mil já haviam sido reservadas. Resta saber quantas foram mantidas após a divulgação do preço. Mas na ponta do lápis, o pequeno elétrico não é tão caro assim, apesar da expectativa pelo valor menor tenha criado essa impressão.

Para provar, selecionamos cinco hatches a combustão que podem ser comprados por R$ 115 mil. São versões intermediárias dos compactos com motores turbo e um nível de equipamento parecido com do Dolphin Mini. São também maiores, por levar cinco ocupantes e um porta-malas maior, mas têm o custo de propriedade maior com manutenção mais frequente e, claro, o gasto maior em combustível.

BYD Dolphin Mini 2025
BYD Dolphin Mini 2025
Imagem: Fernando Pedroso/Autoo

Como é o BYD Dolphin Mini?

Apesar de ser um carro curto, com 3,78 m de comprimento, os eixos ficam nas extremidades da carroceria, deixando um vão entre eles de 2,50 m. O espaço é bom para os quatro ocupantes permitidos e o porta-malas tem 230 litros de capacidade.

A autonomia medida pelo Inmetro é de 280 km. A bateria do tipo blade de LFP (lítio-fosfato-ferro) tem 38 kWh e carrega de 20% a 80% em cerca de 30 minutos de forma rápida. A aceleração do Dolphin Mini é rápida. A marca não divulga a aceleração de 0 a 50 km/h, mas certamente é bem mais animadora que os 14,9 segundos para chegar aos 100 km/h. 

É porque a arrancada é mesmo forte, mas depois o motor de 75 cv vai perdendo o fôlego e entrega esse desempenho similar a um 1.0 aspirado. As retomadas, no entanto, são bem ágeis. O torque é de 13,8 kgfm.

A lista de equipamentos também é vasta. Tem central multimídia com tela de 10 polegadas, ar-condicionado automático, ajuste elétrico do banco do motorista e seis airbags, entre outros.

Concorrência do Dolphin Mini

Mas se você não está convencido a embarcar em um elétrico com quatro lugares, há no mercado algumas opções na mesma faixa de preço. São hatches compactos, embora maiores que o Dolphin Mini, geralmente em suas versões intermediárias. Escolhemos, então, cinco alternativas:

Peugeot 208 Style Turbo - R$ 111.490

Peugeot 208 Turbo 2024
Peugeot 208 Turbo 2024
Imagem: Divulgação

A versão intermediária do Peugeot 208 se destaca por um detalhe: é o único da lista a trazer teto solar panorâmico que, apesar de não abrir, é um fato decisivo na compra de muitos clientes. Além disso, traz painel digital, piloto automático e ar-condicionado digital. Tem, no entanto, somente quatro airbags, assim como o Polo.

O motor 1.0 turbo flex de três cilindros e 12 válvulas rende 130 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm de torque com qualquer combustível. O câmbio é automático CVT com sete marchas simuladas.

Nas dimensões, são 4,05 m de comprimento, 1,74 m de largura, 1,45 m de altura e 2,54 m de entre-eixos. O porta-malas é um dos menores da categoria, com meros 265 litros de capacidade.

Volkswagen Polo Comfortline - R$ 111.990

Volkswagen Polo 2024
Volkswagen Polo 2024
Imagem: Divulgação

Por menos que o BYD Dolphin Mini é possível escolher um Volkswagen Polo na versão Comfortline. Ele vem com um motor 1.0 turbo flex de 116 cv de potência com etanol e 16,8 kgfm de torque com qualquer combustível. O câmbio é automático de seis marchas. 

O Polo tem 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura. A distância entre eixos é de 2,57 m e o porta-malas tem capacidade para 300 litros.

A versão Comfortline tem quatro airbags, piloto automático, chave presencial, painel digital com tela de 8 polegadas, rodas de liga-leve de 15 polegadas e central multimídia de 10,1”.

Honda City LX - R$ 113.600

Honda City 2024
Honda City 2024
Imagem: Fernando Pedroso/Autoo

Se a procura foi por um carro mais confortável nessa faixa de preço, uma boa opção pode ser o Honda City LX, que estreou na linha 2024. O motor segue sendo o 1.5 aspirado de 126 cavalos de potência e 15,8 kgfm de torque associado ao câmbio CVT.

De série, mesmo sendo a opção de entrada do hatch, o City LX já traz seis airbags, central multimídia de 8 polegadas, chave presencial, rodas de liga leve aro 15”, entre outros. 

Ele tem 4,34 m de comprimento e 1,75 de largura, ou seja, um pouco maior que os outros carros citados. Entre os eixos são 2,60 m, que garantem um bom espaço interno, mas sacrifica o porta-malas com apenas 268 litros, ainda maior que do Dolphin.

Chevrolet Onix RS - R$ 113.640

Chevrolet Onix 2021
Chevrolet Onix 2021
Imagem: Divulgação

A versão esportiva do Chevrolet Onix é outro modelo na mesma faixa de preços do BYD Dolphin Plus. Além dos equipamentos padrão como central multimídia de 8” e ar-condicionado automático, o Onix traz visual diferenciado com grade esportiva, emblemas e rodas de 16 polegadas pintados de preto.

O motor, no entanto, não muda em relação às outras versões turbinadas do Onix. Se trata do 1.0 de três cilindros com 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. A transmissão é feita pela caixa automática de seis marchas.

O Onix mede 4,16 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,47 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,55 m, 5 cm a mais que do Dolphin Mini. O porta-malas perde para os rivais com 275 litros.

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Hyundai HB20 Platinum Safety - R$ 114.590

Novo HB20 terá 1.500 unidades vendidas no Paraguai
Novo HB20 terá 1.500 unidades vendidas no Paraguai
Imagem: Divulgação

O valor é quase o mesmo, mas o Hyundai HB20 vem com um motor a combustão 1.0 tricilíndrico turbo com 120 cv e 17,5 kgfm. O câmbio é automático de seis posições.

A mais que o BYD, o Hyundai tem o pacote de condução semi autônoma com frenagem autônoma, assistente de permanência em faixa, entre outros, mas não tem ajuste elétrico dos bancos.

Ele também é maior que o BYD. Tem 4,01 m de comprimento, 1,72 de largura e 1,47 m de altura, com distância entre-eixos de 2,53. Assim como no Polo, o porta-malas é de 300 litros.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023

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