Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Apesar da liderança, grupo Stellantis perde espaço com crescimento de rivais no Brasil

Modelos das marcas Fiat e Jeep perderam postos no ranking de vendas em 2022, com exceção da picape Strada

A essa altura em 2021, o SUV Renegade figurava como 4º veículo mais vendido do Brasil, superado apenas pelo HB20 e dois ‘primos’, a picape Strada e o hatch Argo. Um ano depois o modelo da Jeep caiu nada menos que dez posições no ranking de vendas, fato que não é algo isolado.

Embora as marcas do grupo Stellantis ainda dominem os emplacamentos no Brasil, a folga vista em 2021 desapareceu. Se no ano passado seis modelos da Fiat e Jeep figuravam no Top 10, hoje eles se resumem a três.

Com exceção da Strada, que mantém a liderança, apenas o Mobi (7º) e o Compass (8º) estão entre os 10 mais vendidos de 2022, mas em posições menos nobres.

Parte da explicação está na queda das vendas de alguns dos veículos mais populares do grupo como o Argo, que viu as vendas caírem pela metade, certamente afetado pela chegada do Pulse, do já citado Renegade, que está vendendo 36% menos neste ano, e da Toro, com queda de 34%.

VEJA TAMBÉM:

O Pulse e a subida de venda do Peugeot 208 compensaram parte da perda, mas a Fiat se despediu do velho Uno, que ainda tinha alguma representatividade.

A outra justificativa para a mudança no mercado é que os concorrentes da Stellantis também se recuperaram.

Fiat Pulse 2022
Fiat Pulse 2022
Imagem: Divulgação

O HB20, em transição de estilo, tem crescido pouco, mas o suficiente para manter a 2ª colocação. Enquanto isso, a Volkswagen e a Chevrolet mostram fôlego para disputar posições mais altas no ranking.

O Onix, outrora carro mais vendido do Brasil, está emplacando 9% a mais que no mesmo período do ano passado enquanto seu irmão sedã Onix Plus cresce 30% até aqui. E ainda temos o SUV Tracker em ascensão, com elevação de 25% nas vendas.

Leia mais: Fiat Argo Trekking ou um Pulse 1.3 manual?

A Volks, por sua vez, mostra força com o T-Cross, SUV mais vendido do Brasil em 2022, e com o Gol, que nos últimos meses voltou a emplacar bastante, chegando a liderar o mercado em julho.

Lista ampliada

Curiosamente, a Stellantis ampliou sua presença num ranking mais amplo. No Top 20 de 2021 (janeiro a agosto) ela só aparecia com seis veículos entre nove mais vendidos e então apenas na 23ª posição com o sedã Cronos. Agora ela tem oito lugares entre os 20 primeiros de 2022.

Já no Top 30, ela passou de nove para onze veículos: saiu o Uno e entraram o Peugeot 208, o C4 Cactus e o Fiat Pulse.

Veja outras colunas

VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro

24/02/2024 05h05

Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados

Picape Titano será um desafio duro para a Fiat

12/02/2024 10h00

Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana

Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking

06/02/2024 09h48

Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%