Após inferno astral, Chevrolet volta a recuperar vendas
Emplacamentos do Onix, Onix Plus e do Tracker voltam a dar sinais de alta após um longo período com produção suspensa no Brasil
Desde janeiro, o Onix, carro mais vendido do Brasil em 2020, só experimentou quedas consecutivas nos emplacamentos neste ano, mas algo mudou em setembro, finalmente. Até a sexta-feira (10), o hatch compacto já havia somado 1.280 unidades vendidas, mais de três vezes o volume de agosto.
O sedã Onix Plus segue o mesmo roteiro, acumulando 929 unidades emplacadas neste mês, 350% a mais que no período anterior. Enquanto isso, o SUV Tracker já havia retomado um fluxo crescente de vendas em agosto quando teve 1.293 emplacamentos. No entanto, em setembro já foram 1.279 unidades em 10 dias, mostrando que a Chevrolet deverá encerrar neste mês o ‘inferno astral’ vivido desde o começo do ano.
Em agosto, a montadora anunciou a retomada da produção das duas versões do Onix com apenas um turno, mas o suficiente para começar a dar conta dos pedidos pendentes.
De fato, se analisarmos a média diária absoluta de emplacamentos, a GM estava num patamar bem acima dos últimos meses. Eram 470 unidades vendidas diariamente, incluindo os finais de semana, numa conta que não é a usual no mercado (que considera apenas os dias úteis), mas serve de parâmetro para constatar sua recuperação (veja quadro).
Vale observar que a situação continua bastante aquém dos tempos normais e certamente levará muito tempo para que se restabeleça a oferta pré-pandemia. A razão é que a falta de componentes eletrônicos, motivo pelo qual a General Motors teve de suspender a produção em várias fábricas por um longo período, continua afetando a indústria automobilística mundial.
Mas tudo leva a crer que o pior passou para a Chevrolet. No mês passado, ela registrou menos de 9 mil emplacamentos, um volume tão baixo que a fez cair para a 6ª posição no ranking, atrás da Fiat e Volkswagen, mas também superada por Toyota, Hyundai e Jeep.
Mantido o atual ritmo, a montadora deverá fechar setembro acima das 15 mil unidades – até aqui foram 5,2 mil carros. Enquanto manteve Gravataí e São Caetano de ‘molho’, a GM acabou dependendo da produção do Cruze na Argentina e da S10 e TrailBlazer, em São José dos Campos.
Somados, os quatro modelos representaram mais de 72% das suas vendas, um fardo que, pelo jeito, será aliviado neste mês.
Recomendados por AUTOO
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?
Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximosMais um país recebe o maior avião brasileiro
Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro clienteNova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha
Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análiseVeja outras colunas
Será desta vez que o Corolla Cross baterá as vendas do Jeep Compass?
30/07/2024 07h20SUV da Toyota tem superado rival por três meses consecutivos e estava 720 unidades atrás em emplacamentos até o final de julho
Nissan mira Corolla Cross e Toro com novos modelos para o Brasil a partir de 2026
28/06/2024 06h20Marca anunciou lançamento de um SUV médio e de uma picape intermediária, além de confirmar a segunda geração do Kicks nacional
Picape Fiat Titano encosta nas vendas da VW Amarok
24/06/2024 06h40Mas veículo montado no Uruguai continua afetado pela paralisação do Ibama, que está atrasando o licenciamento ambiental