Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Às vésperas de novo HR-V chegar às lojas, Honda cai para 10º lugar no ranking de vendas

Marca japonesa tem dependido apenas da família City enquanto espera nova geração do SUV estrear

A Honda vive um momento raro no Brasil. A marca japonesa, conhecida pela clientela fiel, amargou apenas a 10ª posição em vendas em junho, com 4 mil veículos emplacados.

O resultado do mês passado não surpreende ao se constatar que a fabricante depende apenas de dois modelos, o novo City sedã e o inédito City hatchback, que tomou o lugar do versátil Fit.

Veículo consagrado da marca, o sedã Civic nacional deu adeus, à espera da versão importada, que não deve compensar a perda de emplacamentos.

Mas é o SUV HR-V que tem feito falta nas lojas da Honda. Em meio à uma transição de gerações, o modelo só deve voltar a ser vendido em agosto, inicialmente nas versões com motor 1.5 aspirado – o HR-V turbo só desembarcará em outubro.

A importância do utilitário esportivo é indiscutível: a essa altura em 2021, ele já havia emplacado quase 19 mil unidades enquanto em 2022 o estoque do modelo foi suficiente para apenas 3,2 mil veículos vendidos.

VEJA TAMBÉM:

O City, embora um carro bastante evoluído, ainda não se traduziu em aumento de volume de vendas se comparado à soma de Civic e do velho City no primeiro semestre de 2021. Foram 12.325 unidades contra 12.330 no ano passado.

Fiat Pulse 2022
Fiat Pulse 2022
Imagem: Divulgação

O City hatchback, por sua vez, já obteve 7,3 mil emplacamentos mesmo tendo sido lançado em março, e já supera com boa margem o Fit.

Falta à Honda, no entanto, um substituto do WR-V, o “Fit crossover”, que havia emplacado 5 mil carros no primeiro semestre do ano passado.

Volkswagen é vice-líder

Após um início de ano ruim, a Volks continua a galgar degraus e no mês passado foi a vice-líder em vendas, superando a Chevrolet, com 25 mil unidades comercializadas.

Gol quase rouba liderança da Strada

Os destaques da Volks em junho foram o T-Cross, SUV mais vendido do país, e o Gol, que voltou a ter um volume bem alto de emplacamentos. Com 9.435 unidades, ele quase superou a picape Strada, que teve 9.840 exemplares vendidos.

Pulse à frente do Argo

Ponto de partida do crossover Pulse, o hatch Argo já vende menos que a “criatura” a que deu origem. No acumula do primeiro semestre, o Pulse teve 24 mil emplacamentos, comparado aos 22,1 mil do hatchback.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje
Aviação
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024
MOTOO
Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Conheça preço, ficha técnica, desempenho, motor cores e versões da moto confirmada para o Brasil

Veja outras colunas

Nissan mira Corolla Cross e Toro com novos modelos para o Brasil a partir de 2026

28/06/2024 06h20

Marca anunciou lançamento de um SUV médio e de uma picape intermediária, além de confirmar a segunda geração do Kicks nacional

Picape Fiat Titano encosta nas vendas da VW Amarok

24/06/2024 06h40

Mas veículo montado no Uruguai continua afetado pela paralisação do Ibama, que está atrasando o licenciamento ambiental

BYD King? O único rival do Corolla é o Corolla Cross

22/06/2024 05h45

Sedã híbrido plug-in chinês recém chegado ao Brasil tem bons argumentos técnicos a seu favor, mas daí a superar o modelo da Toyota é outra história