Assim como o Corolla, Toyota Yaris ganha versão GR-S

Configuração com apelo esportivo do sedã é apresentada na Ásia, onde pegou inspiração em competições locais
Toyota Vios 2021

Toyota Vios 2021 | Imagem: Divulgação

No começo de dezembro foi confirmado que o Toyota Corolla ganhará a versão esportiva GR-S. A novidade chegará ao Brasil no primeiro trimestre de 2021 e mostra o ímpeto da marca em reforçar o posicionamento da Gazoo Racing, divisão esportiva da empresa, em seu portfólio global. Na Ásia, por exemplo, até mesmo o Yaris Sedan recebeu uma configuração GR-S.

O modelo fez estreia na Malásia, onde custará 95.480 ringgit, ou cerca de R$ 120,2 mil na conversão direta da moeda. Ele se posicionará como a opção mais cara do modelo por lá, onde é chamado de Toyota Vios. De acordo com a divisão asiática da empresa, o Vios GR-S de lá foi inspirado pelo “Vios Challenge”, campeonato mono modelo que ocorre por lá.

Toyota Vios 2021
Toyota "Yaris Sedan" GR-S focou nas mudanças estéticas
Imagem: Divulgação

Como em outros modelos com o sobrenome GR-S, as alterações foram mais estéticas do que focadas em performance. O Toyota Vios GR-S da Malásia traz rodas de 17 polegadas calçadas por pneus 205/45, para-choque dianteiro revisado e inspirado no GR Yaris europeu, nova grade em formato de colméia e, atrás, um novo para-choque com difusor integrado. É interessante notar que o novo visual pode adiantar uma renovação nas linhas do modelo no Brasil.

Além disso, o carro ganha ainda um kit aerodinâmico com saias laterais, spoiler preto no tampão do porta-malas e capas dos espelhos pintadas de preto. Por dentro, o Vios GR-S ganha bancos mais esportivos mesclando couro e tecido, costuras vermelhas e emblema da Gazoo Racing nos encostos de cabeça. O logotipo da divisão esportiva aparece ainda no botão de partida, nos tapetes e na tela ao centro do painel de instrumentos ao se ligar o carro.

Apesar do foco nas mudanças cosméticas, a Toyota fez uma alteração mais relevante na mecânica do Vios GR-S, reprogramando a transmissão automática CVT para oferecer 10 posições pré-programadas de relações de marchas, ao invés de 7 no carro normal. O motor, porém, é o mesmo do Yaris Sedan brasileiro: 1.5 aspirado que, rodando apenas com gasolina, gera 107 cv de potência e 14,3 kgfm de torque. 

Recentemente, aqui no Brasil, a Toyota incluiu na gama Yaris nacional a série especial S, que traz alguns diferenciais estéticos e apelo "esportivado".

Toyota Vios 2021
Novidade foi inspirada por comeptições locais
Imagem: Divulgação