Até a Lada pensa em um rival para o Jeep Compass

Planos vazados da empresa russa até 2028 colocam luz sobre um projeto para ter SUV médio dentro desse período
Projeção do site russo Kolesa para o futuro SUV da Lada

Projeção do site russo Kolesa para o futuro SUV da Lada | Imagem: Kolesa/Nikita Chuyko

Em meados de maio, foram anunciados os planos da AvtoVaz para suas marcas na Rússia até 2028. Para quem não sabe, a empresa é a controladora da marca Lada naquele país e tem um complexo esquema de cooperação com a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Tal acordo pode trazer à vida até um Lada Niva renovado e baseado no Duster.

Porém, outros elementos desse plano estratégico da empresa russa começaram a se desdobrar. De acordo com o site Kolesa, a AvtoVaz já pensa em conceber um utilitário esportivo de porte intermediário, que colocaria a Lada para brigar com modelos do tamanho de um Nissan Qashqai ou de um Jeep Compass, tendo entre 4,3 e 4,4 m de comprimento.

Hoje, a Lada já oferece na Rússia o X-Ray, uma espécie de Renault Stepway alongado e que compete em um cenário de SUVs mais básicos e menores. Sobre esse rival de Jeep Compass da Lada, ainda se tem poucas informações. Mas sabe-se que os russos devem utilizar uma plataforma diferente da B0, usada em modelos como Renault Duster e Nissan Kicks em alguns mercados.

O novo SUV da Lada deverá se usufruir dos acordos da AvtoVaz com a Aliança e ser desenvolvido em conjunto com as próximas gerações de Mitsubishi Outlander, Nissan Qashqai e Nissan X-Trail. Quanto ao visual, ao menos para os SUVs, os produtos da Lada têm optado por um ar bem robusto, com para-lamas bem alargados e proeminentes. A nova linguagem também usa uma grade em forma de X na dianteira.

Projeção do site russo Kolesa para o futuro SUV da Lada
Projeção do site russo Kolesa para o futuro SUV da Lada
Imagem: Kolesa/Nikita Chuyko
Assine a newsletter semanal do AUTOO!