Audi ajuda motoristas a estacionarem sem stress

Modelos da marca alemã receberão sistema de navegação que indica os estacionamentos mais próximos, preços e disponibilidade de vagas

O sistema self parking da Audi dispensa o motorista na hora de estacionar | Imagem: Audi

A Audi anunciou recentemente que todos os seus veículos equipados com o sistema Audi Connect, receberão um upgrade que inclui o Inrix Park. Trata-se de um serviço de navegação em tempo real que ajuda o motorista a encontrar facilmente uma vaga para estacionar seu veículo.

A Inrix é uma das principais fornecedoras de sistemas de navegação para montadoras e seu vasto banco de dados inclui 18 mil estacionamentos na América do Norte, além de mais 42 mil garagens em toda a Europa. O software indica aos motoristas os horários de funcionamento, preço cobrado pelos estacionamentos e a disponibilidade de vagas. Basta escolher o local e seguir as direções do navegador.  

"Facilitar o dia a dia dos motoristas que guiam nossos carros é a missão do núcleo Audi Connect" disse Filip Brabec, diretor de gerenciamento de produtos da Audi América. O sistema, demonstrado esta semana durante uma conferência em Detroit será disponibilizado para cerca de 100.000 veículos que já estão rodando nos EUA e equipará todos os novos modelos.

Veja também: Como funciona o carro que dirige sozinho criado pelo Google?

Para quê motorista?

Em janeiro deste ano, a marca dos quatro anéis já havia apresentado durante a Consumer Eletronic Show 2013 (CES), maior evento de tecnologia do mundo, nos EUA, uma tecnologia impressionante, o Pilot Parking.

Equipados com este sistema, os carros fazem as manobras de estacionamento de forma autônoma, sem a necessidade de um motorista. O condutor só precisa usar seu smartphone para acionar a função, e o computador central, da própria garagem, irá guiar o veículo por meio do WLAN (Wireless Local Area Network) para o espaço mais próximo disponível.

Audi Piloted Parking
Audi

Por um aplicativo para smartphone, o carro é capaz de localizar uma vaga e estacionar em uma garagem sozinho

O recurso ainda está em fase de testes no parque industrial da Audi em Ingolstadt, na Alemanha. Para que o dispositivo entre em uso, será preciso que as garagens instalem o sistema WLAN. A Audi acredita que, em prazo médio, grande número de garagens da Alemanha, país-sede da fábrica, terá o WLAN assim que os carros equipados com o dispositivo chegarem ao mercado.

Acompanhe o vídeo demonstrativo do sistema:

Assine a newsletter semanal do AUTOO!