Audi produz último R8 depois de 17 anos em linha. É o fim de uma era

Exemplar pintado de amarelo, com motor V10 e pacote externo de fibra de carbono encerrou a produção do superesportivo
Audi R8 V10

Audi R8 V10 | Imagem: Divulgação

A Audi finaliza a produção do superesportivo R8 depois de 17 anos e duas gerações. O exemplar que marcou o fim do modelo foi pintado de Amarelo Vegas e equipado com motor V10, pacote de fibra de carbono e rodas de aro 20.  Era para o encerramento de acontecido no final de 2023, mas só aconteceu agora.

VEJA TAMBÉM:

O pico das vendas do Audi R8 aconteceu em 2008, quando 5.016 unidades foram vendidas, depois disso, o volume vendido entrou em declinio até atingir 1.591 em 2023 inteiro. O desaparecimento do Audi R8 significa que o venerável motor V10 do Grupo Volkswagen está com um pé na cova. A Lamborghini eliminará gradualmente o carro irmão do R8, o Huracan, ainda este ano. 

Enquanto a Lamborghini se prepara para lançar um novo modelo com nome de touro, a Audi não pretende lançar um sucessor direto. De vez em quando, funcionários da empresa sugerem uma substituição totalmente elétrica, mas provavelmente não chegará tão cedo. O V10 de alta rotação está morto para sempre. A culpa é do alto preço pedido do R8 e das regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas.

Esportivo elétrico entrará no lugar do R8

Audi R8 V10
Audi R8 V10 na linha de montagem da marca na Alemanha antes do final da produção
Imagem: Divulgação

O exemplar final do supercarro com motor central saiu da linha em uma fábrica na Alemanha na semana passada, mas não é destinado a um cliente. Em vez disso, a Audi irá mantê-lo no seu museu oficial em Ingolstadt, Alemanha.. A Audi planeja lançar seu último carro equipado com motor de combustão interna em 2026,  depois disso, lançará apenas EVs – e esse compromisso se estende à divisão Audi Sport, responsável pelo R8.

O Audi  R8 foi concebido como uma forma de comemorar o sucesso da Audi nas corridas de longa duração, bem como para distribuir o custo de investimento do supercarro Gallardo da marca Lamborghini, também do Grupo Volkswagen. O R8 foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra (Suíça), em março de 2003, pelo conceito Audi Le Mans Quattro 

No início, o Audi R8 era movido exclusivamente por um V8 de 4,2 litros, mas alguns anos depois a Audi colocou o V10 de 5,2 litros do Gallardo no R8, criando no processo um dos primeiros carros exóticos que poderiam ser usados ​​diariamente. No cinema e na TV, o supercarro da marca alemã fez várias aparições, inclusive com Tony Stark ao volante, como personagem de "Homem de Ferro".

Audi R8 V10
Audi R8 V10 segue para o final da montagem, marcando o fim de uma era para a fabricante
Imagem: Divulgação

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções