Audi renova perua esportiva RS6 Avant

Modelo chega ao Brasil no segundo semestre de 2013; motor 4.0 V8 gera 560 cv

O modelo já está confirmado para o mercado brasileiro | Imagem: Audi

A super perua da Audi, o RS6 Avant, está de cara e coração renovados. A marca apresentou nessa quinta-feira (7) a nova linha do modelo com design mais provocante e nova mecânica, ainda mais eficiente tanto para o desempenho em aceleração como em consumo (média de 10,2 km/l), que caiu 20%, segundo a empresa.

O RS6 trocou o motor 5.0 V10 de 580 cv, o mesmo do Lamborghini Gallardo, pelo novo 4.0 V8 de 560 cv. Apesar de ter 20 cv a menos, a nova perua também é mais rápida que a anterior: vai do 0 aos 100 km/h em 3,9 s e atinge até 305 km/h, ante 4,5s e 280 km/h da linha passada.

O motor do carro, como todo Audi moderno e de alta performance, possui duplo sistema de turboalimentação e injeção direta de gasolina, que otimiza a queima do combustível na câmara de combustão, gerando mais força com menor consumo. A nova linha do RS6 também tira proveito da redução de peso para acelerar ainda mais. De acordo com a Audi, a perua perdeu 100 kg.

Para frear o RS6 Avant com segurança a Audi o equipou com um sistema de freios com discos de 380 mm na rodas dianteiras, que dão conta de parar o carro após uma arrancada até os 300 km/h. A marca também oferece uma opção com disco de cerâmica 420 mm. Já as rodas calçadas em pneus de alta performance podem ser aro 20” ou 21”.

A transmissão continua com comando automático sequencial, mas agora com 8 marchas, e tração integral quattro. Outras novidades tecnológicas do RS6 Avant são o Stop/Start, que desliga o motor automaticamente em paradas curtas, e um sistema que desativa alguns cilindros do motor com o carro em movimento de acordo com a necessidade para poupar combustível.

Na cabine as inovações ficam por conta do acabamento, que ganhou superfícies com textura imitando fibra de carbono e os bancos com novo revestimento de couro. Entre os novos equipamentos, os destaques são o head-up display, que transmite o velocímetro para o para-brisa, e o sistema de som Bang & Olufsen com 15 alto-falantes.

Confirmado para o Brasil

No mesmo dia em que RS6 Avant foi apresentado a divisão brasileira da Audi já tratou de confirmá-lo para o mercado brasileiro. Segundo a fabricante, o modelo desembarca no Brasil no segundo semestre de 2013, mas o preço ainda não foi definido. O esperado é que a cifra fique na casa dos R$ 500 mil, uma vez que a linha atual é vendida por R$ 554.300.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!