Quem comprou um Audi A5 no Brasil há pouco tempo pode ir se preparando para torcer o nariz. A fabricante alemã acaba de lançar na Europa a linha 2012 do cupê, que traz algumas mudanças visuais e mecânicas em relação ao primeiro modelo da série, lançado em 2008. A divisão brasileira da marca, no entanto, ainda não confirma a chegada da nova gama no país para este ano, mas em 2012 o desembarque dos novos modelos é certo, uma vez que os carros ainda disponíveis em estoque por aqui já não são mais produzidos em Ingolstadt, na Alemanha.

As mudanças estéticas são poucas, mas trazem novos ares para as linhas A5 e S5, a série esportiva intermediária. A alteração mais evidente está nos faróis, que foram resenhados seguindo o estilo proposto no conceito A3 Concept e que já está presente no crossover Q3. Ainda na parte frontal é possível notar o novo desenho da parte inferior do para-choque. Na traseira o facelift é mais sutil, limitando-se apenas ao novo padrão de cores das lanternas.

Os interiores do A5 e S5 2012 também trazem pequenas mudanças, a começar pelo novo volante, cujo desenho é mais esportivo. Mudam ainda os controles do ar-condicionado digital, o formato do aparelho de som e a linha ainda passa a contar com mais opções de acabamento, que pode conter elementos de alumínio, cromado ou plásticos laqueados em diferentes cores.

antes
depois

A Audi segue oferecendo o veículo nas opções de carroceria Sport (cupê duas portas), Sportback (cupê 4 portas) e conversível, que possui capota retrátil confeccionada em tecido – o RS5, a série mais esportiva da linha, segue sem mudanças. Na Europa, todos os modelos também seguem com as mesmas opções de transmissão, que podem ser manual, Multitronic (CVT) ou semi-automático com dupla embreagem S-tronic.

Audi S5 Cabriolet
Divulgação

o S5 Cabriolet tem motor 3.0 V6 de 333 cv e opções de câmbio manual ou S-tronic

Além das mudanças visuais, a Audi também preparou novidades para a parte mecânica do A5. O destaque é a inclusão do novo motor 1.8 TFSI (turbocompressor e injeção direta de gasolina) de 170 cv, que passa a ser a opção de entrada do carro, disponível também nas versões com bloco 2.0 TFSI de 211 cv e 3.0 V6 TFSI de 272 cv. Já o S5 está de coração novo: trocou o propulsor 4.2 V8 por uma versão do 3.0 V6 ajustada para gerar 333 cv. A marca afirma que nessa configuração o carro vai do 0 aos 100 km/h em 4,9 segundos e atinge 250 km/h de velocidade máxima.

Thiago Vinholes

|