Autoo avaliou os repaginados Siena EL, Strada Trekking e Palio Adventure

Linha 2013 foi lançada em Recife com missão de incrementar vendas em 10%

Os faróis de neblina são opcionais na linha Working | Imagem: Fiat

Você pode estar se perguntando: se, antes, todas as vezes que o Palio mudava de geração os outros modelos da família também seguiam as alterações do hatchback, por que isso não ocorreu agora? Pois bem, fizemos essa pergunta ao diretor comercial da Fiat, Lélio Ramos, que confirmou que a marca não pretende lançar posteriormente uma nova geração para Siena EL, Strada e Palio Weekend. “É uma estratégia da Fiat, dividimos as famílias. O Siena EL ficou com a mesma plataforma porque está na base do segmento; a picape teve significativas mudanças visuais e passou a ter opção de cabine dupla em todas as versões, e a Weekend já tinha entre-eixos maior, então não vimos necessidade de mudança mais radical”, explicou, lembrando que o Grand Siena também tem suas próprias características, diferentes das do Palio. Com as mudanças na linha 2013, a expectativa da marca, segundo Ramos, é de que as vendas desses modelos cresçam pelo menos 10%.

Veja também: Fiat Bravo 2013 tenta reaparecer

Siena EL

O AUTOO dirigiu a versão 1.0 do Siena EL, que tem preço de R$ 28.150 e, segundo a Fiat, deterá 60% das vendas da configuração EL. Dentro da família Siena, a variante EL abocanhará 40%, enquanto o Grand Siena deverá ficar com 60%.

Por fora, as mudanças mais visíveis no sedã ocorreram nas grades superior e inferior, que receberam desenho do tipo colmeia – a superior também ganhou faixa horizontal cromada com logotipo da Fiat -, e no para-choque, que ficou mais envolvente. Por dentro, as mudanças não chamam tanto a atenção: há novos tecidos nos bancos, volante de três raios e leve alteração na parte central do painel.  As portas têm novas bolsas porta-objetos, onde agora há espaço para colocar uma garrafa pequena de água e há apoio para o pé esquerdo. A lista de série inclui alertas de limite de velocidade e manutenção programada, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque do combustível, desembaçador do vidro traseiro temporizado e revestimento completo do porta-malas.

Sob o capô está o velho e conhecido motor Fire 1.0 Flex com 73 cv (gasolina) e 75 cv (etanol) e torque de 9,5 kgfm (gasolina) e 9,9 kgfm (etanol), que, se não empolga, empurra razoavelmente bem o sedãzinho, principalmente em ruas planas.

Strada Trekking

Depois, seguimos para a picape Strada Trekking, que agora, no lugar do motor 1.4 8V Flex, tem o 1.6 16V, que entrega 115 cv e 16,2 Kgfm  (gasolina) e 117 cv  e 16,8 kgfm (etanol) e também incorpora a nova versão cabine dupla. Por fora, destaque para os novos para-choque e grade dianteira. O AUTOO avaliou a configuração de cabine estendida, com preço de R$ 41.150, que se comportou bem tanto em um trecho de estrada de terra como no trânsito urbano, com boas saídas e retomadas. Entre os itens de série, a versão Trekking também passa a contar de série com airbags dianteiros e freios ABS com EBD, além de vidros e travas elétricos.

Internamente, o painel de instrumentos da Strada ficou mais bonito, com fácil visualização. O novo volante está mais ergonômico, com melhor pegada.

Dentro da linha Strada, a versão Trekking responderá por 25% das vendas, a Working por 45% e a Adventure por 30%.

Palio Adventure

A versão Adventure detém mais da metade das vendas da perua da Fiat: são 55% de market share, ante 20% da Attractive e 25% da Trekking. Guiamos a Palio Adventure equipada com o câmbio manual, que custa R$ 51.510. Sob o capô, o modelo conta com o motor 1.8 16V, que gera 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol). Por fora, a Adventure ganhou ‘bigodinho’ diferenciado, com detalhes vazados. Na traseira, há barra horizontal cromada com a inscrição Adventure no porta-placa. A station wagon aventureira recebeu novas rodas de liga leve, que, opcionalmente, podem vir com aro de 16 polegadas e pneus de uso urbano, em vez dos de uso misto.

Por dentro, o novo grafismo do quadro de instrumentos atrapalha um pouco a visualização das informações, pois conta com vários elementos.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!