Avaliação: com ''proposta premium'', Peugeot 208 Style foge ao padrão dos hatches 1.0

Modelo oferece proposta singular no segmento, de olho em quem valoriza design e bom nível de acabamento
Peugeot 208 2023

Peugeot 208 2023 | Imagem: Divulgação

Quase completando um ano desde sua estreia, o Peugeot 208 Style segue sem um concorrente direto dentro da categoria de hatches com motorização 1.0 aspirada e provou ser uma aposta muito bem pensada por parte da marca francesa. 

Ao contrário de algumas rivais, que acabam simplificando ao máximo seus compactos 1.0 em busca do menor valor possível, a Peugeot adotou uma abordagem completamente oposta para o 208 Style, de olho em um consumidor que não encontrava, até então, algo semelhante no mercado. 

A premissa do 208 Style passa por combinar a racionalidade do motor 1.0 Firefly emprestado da Fiat com um cuidado estético e no nível de acabamento até então raramente encontrado nessa classe de veículos. 

Hoje ofertado em promoção por R$ 84.990, o 208 Style não quer rivalizar com modelos como o VW Polo Track ou demais opções que não extrapolam o teto financeiro de R$ 80 mil, entretanto, por uma diferença não tão significativa, o Peugeot sai de fábrica com teto panorâmico de vidro, faróis com iluminação full-LED, rodas e detalhes com acabamento diferenciado, entre outras soluções que quase nos fazem esquecer de que estamos avaliando um compacto “popular”. 

Peugeot 208 2023
Versão oferece teto panorâmico como um importante item de destaque
Imagem: Divulgação

A Peugeot também não esqueceu do cuidado maior para o habitáculo, o qual se destaca no caso do 208 pela própria concepção do i-Cockpit, como a marca chama o seu painel em dois níveis. 

Além de uma boa escolha de plásticos e revestimentos para os bancos, o 208 Style conta com a conveniência do carregador de smartphones por indução (o qual permite deixar o celular protegido por uma bela tampa em plástico preto brilhante no centro do console central), acompanhado pela câmera de ré e o sensor de estacionamento. 

Vale destacar que o hatch conta ainda com 4 airbags e os controles de tração e estabilidade. 

É claro que, ao volante, não adianta esperarmos muito em termos de desempenho dos 75 cv e 10,7 kgfm de torque que o 208 Style oferece, porém o Peugeot mostra respostas condizentes com o uso na cidade com a vantagem de percorrer até 13,6 km/l com gasolina neste tipo de cenário. Na estrada, a média oficial fica em 15,5 km/l utilizando o mesmo combustível. 

Peugeot 208 2023
Motor 1.0 Firefly: foco da versão reside no baixo consumo
Imagem: Divulgação

Dinamicamente também conta a favor do Peugeot 208 seu projeto baseado na plataforma CMP, uma das mais modernas dentro da Stellantis para veículos de menor porte. Além do baixo nível de ruídos e vibrações, notamos um comportamento elogiável do hatch em curvas e uma suspensão esforçada em absorver as irregularidades do piso.  

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Talvez um ponto onde o 208 deixa bastante a desejar é no espaço traseiro, uma crítica que não esperávamos fazer em um modelo tão recente. Em outros hatches, como o próprio Fiat Argo dentro do leque de opções da Stellantis, dois adultos conseguem se instalar no banco traseiro com muito mais conforto. O porta-malas do Peugeot, por sua vez, oferece 265 litros (padrão VDA) e está na média do segmento. 

Em resumo, o Peugeot 208 Style se notabiliza por oferecer algo que praticamente nenhum hatch 1.0 aspirado é capaz de conciliar hoje em dia, ou seja, a frugalidade deste tipo de motorização com um proposta “premium” em termos de equipamentos, design e nível de acabamento. Se isso é o que você espera encontrar em um compacto 1.0, tem no 208 Style uma excelente opção! 

Peugeot 208 2023
Espaço traseiro no Peugeot poderia ser melhor
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou