Até hoje a Chevrolet teve pouca margem de manobra para o Equinox no Brasil. As amarras impostas pelas cotas de importação de regimes automotivos anteriores impediram a marca de extrair todo o potencial de mercado que este competente SUV médio tem para entregar. Além disso, a Chevrolet precisava balancear seu volume de importação do México com o Tracker, algo que acabará a partir da segunda geração do modelo. Isso ocorre porque o novo Tracker 2021, previsto para estrear no primeiro trimestre do ano que vem, passará a ser fabricado no Brasil.

Em um segmento que vai se tornar cada vez mais acirrado, já é um grande feito do Chevrolet Equinox ocupar a quarta posição em vendas dentro da categoria, com um volume mensal de emplacamentos na casa das 380 unidades se considerarmos a média para 2019.

Dentro desse contexto, a Chevrolet acerta em ampliar o leque de motores para o Equinox no Brasil, oferecendo também o modelo com o propulsor 1.5 turbo no país. Segundo a fabricante, a maior parte das vendas dos SUVs médios por aqui concentram-se na faixa até R$ 165.000, sendo que, não por acaso, toda a linha Equinox 2020 fica abaixo desse intervalo de preço. É bom lembrar que a marca já havia reposicionado o SUV em outubro deste ano, quando reduziu consideravelmente o valor do Equinox Premier topo de linha, com motor 2.0 turbo, câmbio automático de 9 marchas e tração integral, o qual segue em linha normalmente.

A versão LT (R$ 129.990) do Equinox 2020 passa a ser oferecida somente com motor 1.5 e traz um valor bastante convidativo para o modelo, em especial quanto olhamos sua lista de itens de série. Ela chega às concessionárias oferecendo revestimento interno de couro, 6 airbags, controles de tração e estabilidade, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático digital com duas zonas de atuação, banco do motorista com ajustes elétricos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas liga leve aro 18”, faróis xênon, central multimídia com tela de 8”, entre outros recursos. A Chevrolet destaca que o sistema de Wi-Fi embarcado, que estreou no Cruze 2020, chegará ao Equinox futuramente.

O Equinox LT 2020 serve como base para a até então inédita configuração Midnight (R$ 131.990) do SUV. O pequeno aumento de preço contempla diferenciais estéticos como as rodas aro 19” com acabamento escurecido, além da grade frontal e logotipos da marca na cor preta, bem como o farol de neblina com máscara negra e a carroceria na tonalidade Preto Global.

Para quem estava pesquisando o Equinox há algum tempo e acompanhava os valores do modelo mais de perto, certamente poderá questionar, com razão, o fato de que a marca estava oferecendo o Equinox LT ainda com motor 2.0 turbo e tração dianteira nos últimos dois meses por R$ 132.490, o que poderia ser uma compra mais interessante. Entretanto, com a estreia do propulsor 1.5, a ideia da Chevrolet é enfatizar o caráter racional para as versões mais acessíveis do Equinox.

Isso ocorre em especial pelo fato do propulsor 1.5 turbo ser 8,3% mais econômico quando comparado com o 2.0 sobrealimentado. De acordo com os dados oficiais, o Equinox 1.5 com câmbio automático de 6 marchas é capaz de alcançar médias na casa de 9,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, lembrando que ele só aceita gasolina.

Ao oferecer 172 cv e 27,8 kgfm de torque, o Equinox 1.5 supera com relativa tranquilidade competidores diretos na mesma faixa de preço, como é o caso do Jeep Compass 2.0 flex. Nessa configuração, o líder do segmento tem a vantagem de contar com motor bicombustível, mas falta a ele mais eficiência frente a propulsores modernos pensados para a era do downsizing, como é o caso do 1.5 Ecotec. Com isso, o Compass flex não vai além dos 166 cv e 20,5 kgfm quando abastecido com etanol ou 159 cv e 19,9 kgfm utilizando gasolina, apenas para traçar um paralelo equânime com o Equinox 1.5. Quem já avaliou o Compass 2.0 flex sabe que, infelizmente, desempenho e consumo não são os pontos fortes do Jeep.

É claro que o Equinox é o típico modelo que sobra em termos de performance quando equipado com o propulsor 2.0 turbo, podendo acelerar de 0 a 100 km/h em rápidos 7,6 segundos, contudo o motor 1.5 sobrealimentado provou em nosso primeiro contato com a novidade que cai muito bem ao SUV. De acordo com testes da Chevrolet, o Equinox mais acessível com tração dianteira cumpre a mesma prova de aceleração em 9,2 segundos, valor muito bom e que confere ao SUV respostas convincentes na maioria das situações de uso na cidade ou na estrada.

Ao entrarmos no Equinox Midnight notamos como ele é um carro extremamente versátil e bom para o uso familiar. Temos uma cabine com ótimo nível de espaço interno para até 5 passageiros e um porta-malas que permite transportar 468 litros de bagagens com os bancos em posição normal – o que supera com folga os 410 litros de um Compass – podendo chegar a até 1.627 litros com os assentos traseiros rebatidos.

O acabamento interno e a montagem da cabine agradam a bordo do Equinox Midnight, que ainda preserva o mesmo elogiável comportamento dinâmico observado nas demais versões. Com 4,65 m de comprimento e 2,72 m de entre-eixos, é claro que você não assume o volante do Equinox esperando as respostas de um hatch, mas o SUV capricha ao oferecer um rodar confortável e silencioso com uma carroceria bastante equilibrada nas curvas.

Em resumo, a estreia do Equinox 1.5 turbo no Brasil trouxe uma receita mais harmônica para este que é um interessante SUV médio. Em um segmento repleto de boas opções, o representante da Chevrolet agora conta com um custo-benefício competitivo e um conjunto mecânico na medida considerando seu porte. Com isso, a Chevrolet reúne todas as condições para impulsionar as vendas do Equinox em nosso país a partir de agora. Uma iniciativa há bastante tempo aguardada e muito bem-vinda para acirrar ainda mais a concorrência.  

 
 
Chevrolet Equinox 2020
 
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
 
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
 
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
 
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
 
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
 
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
 
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
 
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
 
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
 
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
 
Chevrolet Equinox 2020
Chevrolet Equinox 2020
 
 

Ficha técnica

Chevrolet Equinox 2020 Midnight 1.5 16V gasolina automático 4p
Categoria SUV médio
Vendas em 2017 1.214 unidades
Motor 4 cilindros, 1490 cm³
Potência 172 cv a 5600 rpm (gasolina)
Torque 27,8 kgfm a 2500 rpm
Dimensões Comprimento 4,652 m, largura 1,843 m, altura 1697 m, entreeixos 2,725 m
Peso em ordem de marcha 1606 kg
Tanque de combustível 56 litros
Porta-malas 468 litros
Veja ficha completa

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/