Base para o próximo Logan nacional, Renault Taliant tem novas fotos reveladas

Na Turquia, primeiro mercado a receber a novidade, mais informações do sedã tornam-se conhecidas
Renault Taliant

Renault Taliant | Imagem: Divulgação

Com a indústria cada vez mais globalizada, é sempre importante ficarmos de olho em todas as novidades que aparecem nos quatro cantos do mundo. Um fato interessante desta semana foi a apresentação, na Turquia, de novas fotos e mais detalhes sobre o Renault Taliant, nome que será dado à nova geração do Logan por lá “adaptado” para a marca francesa. 

Até então apenas a Dacia havia revelado as novas gerações do sedã, bem como do Sandero e do Stepway e, ao que tudo indica, a Renault irá um pouco além dessa vez e não apenas colocar o seu logotipo na grade da família de baixo na hora de vendê-la em outros mercados. 

Como já havia ficado claro na comparação com o Dacia Logan renovado, o Renault Taliant traz aprioramentos no design que contemplam um novo capô, grade frontal, para-choques, faróis e lanternas traseiras, que contam com um elemento, provavelmente apenas reflexivo, avançando na tampa do porta-malas. 

De fato, se comparado ao novo Dacia Logan, o Renault Taliant aparenta ser um produto mais sofisticado. Há um bom tempo a Renault já havia deixado claro que vai conferir aos produtos que compartilhar com a Dacia uma identidade mais condizente com a marca francesa. 

O que não muda entre Logan e Taliant são as generosas dimensões do novo três volumes, modelo agora baseado na mais avançada plataforma CMF-B. Ambos contam com 4,39 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,50 m de altura e 2,64 m de entre-eixos, o sedã promete excelente vocação de carro familiar e deverá oferecer ótimo espaço interno aos seus 5 passageiros. O porta-malas do Taliant ainda não teve a sua capacidade volumétrica conhecida, porém ele deverá ficar próximo aos 528 litros do novo Logan europeu. Outro forte atributo olhando do ponto de vista da versatilidade. 

Renault Taliant
Renault Taliant
Imagem: Divulgação

As mudanças do Logan para o Taliant também são encontradas na parte interna, como as novas fotos sugerem. O Taliant contará com um volante próprio para os modelos da Renault, novas saídas de ar e console central próprio para o Renault. A central multimídia segue o estilo de tela flutuante de 8” encontrado também no Logan e, ao lado do display, encontramos ainda um suporte para smartphones no Taliant. 

Entre os pontos adiantados com as novas imagens, a Renault vai preservar no Taliant o freio de estacionamento elétrico presente no novo Logan, recurso interessante para favorecer o conforto do motorista. 

Como cada mercado tem suas peculiaridades no que diz respeito à motorização, ao menos sabe-se que o novo Logan europeu pode ser encontrado com o propulsor 1.0 SCe em suas variantes turbo e aspirada, reebendo a transmissão automática CVT em conjunto com o propulsor sobrealimentado. A Renault não divulgou quais motores serão designados para o Taliant na Turquia. 

Aqui no Brasil, a renovação completa de Sandero, Logan e Stepway ainda depende do anúncio de um novo ciclo de investimentos que a Renault pode estar desenhando no momento. Recentemente a marca francesa revelou que vai promover a atualização de alguns modelos do portfólio atual até a metade de 2022 e também importar o motor 1.3 turbo com injeção direta ao Brasil, contudo as novidades deverão contemplar o facelift do Kwid, a atualização do Captur e o lançamento de dois elétricos por aqui, começando com o Zoe. 

De qualquer forma, é interessante acompanharmos todos os detalhes do Taliant, uma vez que ele deverá norterar a atualização do Logan nacional em um horizente de médio prazo. A atualização mais recente de Logan, Sandero e Stepway em nosso país ocorreu em 2019, portanto os modelos ainda devem contar com uma boa sobrevida por aqui. 

Clique na foto principal logo acima do texto para acessar a galeria com mais imagens do Renault Taliant. 

Renault Taliant
Renault Taliant
Imagem: Divulgação