BMW antecipa versão elétrica do X3

Conceito chamado iX3 conta com 270 cv de potência
BMW Concept iX3

BMW Concept iX3 | Imagem: Divulgação

O Salão de Pequim tem proporcionado algumas novidades interessantes para o mercado automotivo. A BMW escolheu o palco chinês para apresentar seu Concept iX3, novidade que antecipa a versão elétrica do SUV médio.

O protótipo agrega novas tecnologias da marca, que contempla desde recursos de condução autônoma passando pela conectividade e chegando aos novos serviços digitais.

O Concept iX3, segundo a própria BMW faz questão de destacar, marca o próximo passo na estratégia de eletrificação dos carros da empresa, o que, nada mais natural nos dias de hoje, ser identificada em princípio com um SUV.

O protótipo, explica a BMW, conta com a quinta geração de seu conjunto de propulsão elétrica eDrive. Em combinação com as novas plataformas da marca alemã, que entregam alto nível de flexibilidade, a BMW poderá equipar seus modelos com propulsores a combustão, elétricos, híbridos plug-in, dentre outros dependendo aplicação do modelo.

No caso do iX3, que é movido apenas por eletricidade, seu motor foi desenvolvido especialmente para ele e entrega cerca de 270 cv de potência. A autonomia gira em torno de 400 quilômetros, o que sem dúvida nenhuma representa números muito bons.

As baterias, por sua vez, podem ser carregadas em apenas 30 minutos em um estação de recarga rápida projetada pela montadora alemã.

O futuro X3 elétrico derivado do conceito que você confere nas imagens será o primeiro automóvel da BMW com propulsão estritamente elétrica, sem qualquer participação de motores a combustão para ampliar a autonomia do carro (range extender como no i3) ou ajudar no desempenho, como no caso do híbrido i8. 

Vendas no Brasil

No Brasil, a BMW comercializa dois modelos de sua linha mais ecológica, no caso o i3 e o esportivo i8. Em 2017, o i3 teve 26 unidades vendidas, já o esportivo teve, no mesmo ano, 3 unidades. Em 2018, por sua vez, o i8 contou com 4 unidades comercializadas por aqui.