BMW apresenta nova geração do X5

Jipão com visual reformulado está mais eficiente e também conta com maior espaço interno

BMW X4 2014 | Imagem: BMW

Um dos jipões de luxo mais tradicionais da categoria está de cara e coração renovados. É o BMW X5 2014, que avançou para terceira geração e ganhou umas série de modificações no estilo e na parte mecânica. A novidade será apresentada ao público somente no Salão de Frankfurt, na Alemanha em setembro, e suas vendas na Europa começam no final deste ano - o modelo deve chegar ao Brasil em meados de 2014.

Ao mesmo tempo que ficou mais luxuoso na versão top de linha, o novo X5 também conta com um opção “pé de boi”. Chama atenção no catálogo a variante 25d, que tem motor quatro cilindros de 218 cv e tração traseira, configuração inédita na história do veículo lançado 1999.

O X5 manteve as versões xDrive30d, com motor seis cilindros em linha turbodiesel de 258 cv, e a xDrive50i, o modelo mais potente com motor V8 a gasolina de 450 cv. Outra novidade é a versão M50d, que estreia o novo motor V6 tri-turbo capaz de gerar 381 cv. Nessas três versões o SUV pode receber os pacotes adicionais M-Sport ou o pack Performance, que trazem para o veículo itens de coração esportiva e componentes que melhoram a performance.

Galeria de fotos do BMW X5 2014

E a mudança do X5 não está apenas no visual externo. Por baixo da “casca” também há uma série de modificações signitivas. O veículo adotou a mesma plataforma do sedã Série 5, que mais adiante será usada na próxima geração do X6. Essa nova base permitiu uma redução de até 200 kg no peso do utilitário esportivo, dependendo da versão.

O novo design do modelo vai de encontro a identidade mais recente da BMW, já aplicada em modelos como o Série 1, Série 3 e o M6. A principal característica desse estilo é o capô com uma elevaçao central, como se fosse um músculo saltado, e o afunilamento do conjunto óptico frontal, assim como a grade em duplo rim, que está mais fina.

No interior também recebeu um “banho” de novidades. O painel foi parcialmente reformulado, com destaque para a nova tela de LCD no centro, que ficou bem mais larga. No mais, os bancos também mudaram e fabricante afirma que a cabine está mais espaçosa, tanto para ocupantes como para a bagagem, com o porta-malas ampliado para levar 650 litros. Há até, pela primeira vez no X5, opção de instalar dois bancos retráteis na traseira.

Os preços do X5 2014 ainda não foram divulgados.